Inserida no Projeto “Entre Pedras Nascem Rosas”, a Feira da Primavera está de regresso à freguesia de Meruge, concelho de Oliveira do Hospital, no próximo domingo, dia 26 de Março.
Em entrevista à Rádio Boa Nova, João Abreu, presidente da Junta de Freguesia de Meruge, adiantou que o “objetivo central é promover o embelezamento floral dos espaços” e “sensibilizar para a regeneração da floresta”. Assumindo-se como um evento “pedagógico”, Feira da Primavera pretende “incentivar as pessoas a cuidar da floresta, do meio ambiente e da qualidade de vida de todos”.
Segundo João Abreu, para que os espaços particulares e públicos da freguesia possam ser abrilhantados, “os residentes recebem um vale de 15 Euros para aquisição de flores na feira”. A par da educação ambiental dos participantes, a iniciativa visa também promover “ações concretas de regeneração do espaço florestal que foi fustigado pelos incêndios de 2017”. Através do apoio de diversas entidades, será realizada a iniciativa “Crescer com as Árvores”, uma ação de reflorestação da Mata da Curva Grande, com a colaboração de alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e da EPTOLIVA. Em simultâneo e no mesmo espaço, decorrerá o desafio: “Venha Plantar uma Árvore”, aberto à participação voluntária dos cidadãos. Em causa está a plantação de 1,5 hectares com espécies autóctones.
“Com estas ações de regeneração do tecido florestal queremos dar o exemplo. Mostrar que é possível e útil os terrenos estarem ocupados com árvores elementares para preservar a qualidade do meio ambiente e das terras”, afirmou o presidente.
Do programa, destaque para a entrega de dois Compostores Coletivos por parte do Município que irá promover, no local, a ação de formação: “Compostagem: Como Fazer?”. “É um elemento importante nos tempos de hoje. As autarquias pagam muito pelos resíduos sólidos urbanos. Assim, com a compostagem, é possível devolver à terra o que é criado por ela”, sublinhou.
Do diversificado cartaz da Feira da Primavera constam outras iniciativas associadas como oficinas, showcoockings, animação cultural, workshops e uma pintura mural. E como não poderia deixar de ser, o “ex-líbris” da freguesia, o Forno Comunitário, estará em funcionamento para as tradicionais bolas e broas.
A Feira da Primavera, em Meruge, assume-se como “um evento ecológico, lúdico e gastronómico que vale a pena visitar”, conclui João Abreu.