Site icon Rádio Boa Nova

Meruge: “Apesar do mau tempo ainda superámos expectativas e juntámos muita gente” (com áudios)

Em Meruge, no concelho de Oliveira do Hospital, cumpriu-se, ontem, a 17ª Feira do Porco e do Enchido. Pese embora o mau tempo, que marcou o fim de semana, o certame conseguiu juntar “muita gente”.

“Foi mais uma realização com algum sucesso apesar do tempo não estar bom. Esteve a chover a maior parte do dia”, comentou com a Rádio Boa Nova o presidente da Junta de Freguesia, Aníbal Correia, que apreciou o facto de muitos dos expositores não arredarem pé do certame, assim como os visitantes que não deixaram de marcar presença. Razão para dizer que, “apesar do tempo, ainda superámos as expectativas e juntámos muita gente”. Segundo o autarca, também acorreram ao certame cinco autocarros vindos de outros pontos do país, situação que prova que a Feira é “um evento reconhecido e atrai gente ao concelho”.

À Rádio Boa Nova, Aníbal Correia, lembrou que no ano passado as condições do tempo foram ainda piores. Para contornar as condicionantes climatéricas, “há quem pense que a feira deve ser mudada (no calendário).

Mas, achamos que a feira deve ser feita nesta altura. Há quem defenda que deve ser feita em agosto. Há 17 anos tem-se conseguido realizar sempre este evento…”, contou o autarca.

Também no que respeita ao local, o autarca entende que o Terreiro do Santo e Laje Grande constituem o “local característico” para este tipo de evento. “Se o mudarmos, vamos-lhe retirar a notoriedade que ele tem”, refere à Rádio Boa Nova, observando que a preocupação deve ser a de tentar “cobrir a maior área possível “ para que em situações climatéricas adversas, o evento “se possa realizar”.

Realizadas 17 edições do certame, Aníbal Correia, lembra que o evento foi pensado para “reabilitar uma tradição que se estava a perder” devido “às exigências da CEE e aumento das grandes superfícies comerciais”. “Criámos a Escola-Oficina que deu sequência à empresa de inserção que está ligada à IPSS (Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral) que ainda hoje fabrica enchidos de maneira tradicional”, explicou o autarca, notando que desde a criação da Feira se assistiu ao aumento de fumeiros no concelho “se calhar porque viram aqui uma oportunidade de negócio”.

Na organização da Feira do Porco e do Enchido, a Junta de Freguesia e ADSCVC contam com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, entre outros parceiros.

Exit mobile version