Site icon Rádio Boa Nova

Meruge acolhe 16ª Feira do Porco e do Enchido

A Lage Grande e o Terreiro do Santo, em Meruge, freguesia de Oliveira do Hospital, acolhe este domingo, 11 de novembro, a 16ª Feira do Porco e do Enchido.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a organização afirma que este certame, que promove artesanato e sabores únicos da gastronomia local, é a mais genuína e expressiva mostra lúdico-gastronómica da região das beiras, um espaço singular de gastronomia ancestral, de multifacetada e permanente animação de rua, de valorização dos produtos do mundo rural, de aposta na música e na cultura populares.

A Feira, que surgiu de modo a evidenciar o papel dos “porqueiros” no desenvolvimento económico da freguesia de Meruge e enaltecer a excelência dos enchidos amanhados por mãos artífices de mulheres, tem vindo a afirmar-se nestes 16 anos com o mais atrativo cartaz lúdico e gastronómico da Beira-Serra.

No evento não faltarão as especialidades gastronómicas que dão nome à Feira: as chouriças de carne e de bofes, as morcelas, farinheiras, os paios e presuntos Curados, assim como os pratos “Arroz de Suã”, “Porco no Espeto com Arroz de Feijão”, “Torresmos à Moda de Meruge” e “Feijoada à Moda de Nogueirinha”. A Feira disponibiliza ainda fogueiras e caçoilas para que os visitantes possam confecionar no Forno Comunitário.

O Grupo de Teatro e Animação de Rua “Vivarte” volta a marcar presença para as habituais recriações de época. Este ano, o tema do Grupo incide na Teatralização de alguns episódios vividos pelos soldados portugueses na 1ª Grande Guerra e a evocação do Armistício assinado a 17 de Novembro de 1918, com singela homenagem aos heróis da freguesia e do concelho que participaram nas trincheiras da Flandres.

Para a edição deste ano, a organização aguarda mais de uma centena de artesãos para expor e vender a diversidade colorida dos seus produtos.

A música ouvida na Feira do Porco e do Enchido é outra marca de qualidade do evento. Grupos consagrados da música popular como os “Galandum Galundaina” ou os insuperáveis “FanfarraKaústica” animarão todo o dia o espaço da Feira. A primeira “arruada” será feita com o Grupo de Bombos “Os Grifos”, seguidos pelo “Grupo de Concertinas e Cantadores ao Desafio do Minho: “Amigos do Borguinha”, com a Adília, de Arouca, ícone nacional das “cantadeiras” e o Grupo de Gaitas de Foles da Associação “Lérias”, de Miranda do Douro

As crianças terão mais uma vez um programa específico recheado de surpresas como os “Passeios de Burro”, a “Tenda das Mil Histórias” e “Tokajogar – Jogos Tradicionais e Populares”, da Guarda.

Exit mobile version