A magia do Natal chega nos próximos fins-de-semana ao Mercado Municipal de Oliveira do Hospital através do Mercadinho de Natal. Nos dias 7, 14, 21 de dezembro e 4 de janeiro, os visitantes podem adquirir produtos locais de qualidade. Esta é uma das iniciativas promovidas pelo Município de Oliveira do Hospital no âmbito da programação de Natal.
O primeiro Mercadinho acontece já este sábado (7) e, segundo a vereadora do Turismo da Câmara Municipal, o Mercado Municipal “está transformado” com o “espírito de Natal” e pronto para apresentar “produtos locais, artesanato, iguarias ou até mesmo produtos frescos, como legumes, pão, bolos”. “Os produtos que aqui se vendem são especiais, são da nossa terra, são produtos que, sem dúvida, têm a garantia de serem biológicos, serem únicos, com um sabor e um paladar mais intenso, mais genuíno, mais da nossa terra”, refere Graça Brito.
Assim, o “Mercado da Nossa Terra”, que habitualmente acontece no Mercado Municipal no segundo sábado de cada mês, acaba por se estender nesta quadra festiva. Nos próximos fins-de-semana, serão “mais de 20 expositores” que vão dar a conhecer os seus produtos. Ao Mercadinho de Natal está, claro, associado o “espírito natalício” e vai surgir “diferente, transformado, com um espírito mais rústico”.
Têm sido várias as iniciativas dinamizadas naquele espaço que a autarquia quer que seja “uma identidade das tradições” do concelho de Oliveira do Hospital. Para isso contribui a “gastronomia e a música com atuações dos grupos culturais”, por exemplo. “É isso que vai acontecer de uma forma mais intensa nas próximas edições neste Mercado especial de Natal”, frisa.
Da programação, destacam-se os showcookings. O primeiro acontece já este sábado (7) “ao longo de todo o dia”, onde os chefes vão “puxar pela gastronomia típica, especial de Natal”. À mesa não vão faltar os enchidos, o queijo e o pão, sem esquecer o borrego e a doçaria. “Vamos ter sempre uma mesa de Natal e o tema vai ser muito vocacionado para o Natal, para aquilo que são as iguarias natalícias, a nossa carta gastronómica”, explica a vereadora, garantindo que o programa é dirigido às famílias. Segundo Graça Brito, “as crianças vão ter o seu espaço para poderem usufruir de atividades como pinturas faciais, modelagem de balões, escrever a carta ao Pai Natal, colocá-la na caixa do correio ou até mesmo visitar o Pai Natal”. A figura passará pelo Mercado por volta das 16h00 mas o convite é para que desfrutem, ao longo do dia, dos petiscos e que possam, quem sabe, comprar as suas prendas de Natal.
A iniciativa vai contar ainda com um workshop associado às decorações de Natal. “Vão estar expostos muitos elementos alusivos ao Natal que podem levar e oferecer como lembrança. São peças feitas com muito amor, porque estamos a falar de pessoas que se dedicam com muito amor às peças que executam”, refere.
O convite está feito para que se visite o Mercado Municipal, onde se vai viver em pleno o “espírito natalício”, com aquilo “que é a identidade e as tradições” de Oliveira do Hospital.