Site icon Rádio Boa Nova

Memorial de Homenagem às Vítimas pretende “recordar tragédia” que ficará “na memória coletiva de um povo que sofreu”

 O projeto do Memorial de Homenagem às Vítimas dos Incêndios já foi apresentado e tem como “objetivo claro” “recordar a maior tragédia que aconteceu” em Oliveira do Hospital, que ficará “na memória coletiva de um povo que sofreu naquela noite”.

Na Sessão Evocativa em Memória das Vítimas dos Incêndios de 15 de outubro de 2017, decorrida na passada segunda-feira, nos Paços do Concelho, José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, demonstrou o seu desejo para que “seja um espaço onde as famílias se sintam bem como que esteja lá a presença dos entes queridos e onde coloquem um ramo de flores”.

Ainda sem local definido para a sua construção, é certo que terá de ser “num espaço bonito, onde todos os familiares e queimados se representem”, defendeu o autarca, crente de que a tragédia ficará “na memória coletiva de um povo que sofreu naquela noite”.

Dominika Van Eenbergen, arquiteta holandesa mas residente em Oliveira do Hospital, foi a vencedora do projeto final do Memorial.

Na cerimónia fez questão de explicar o simbolismo e os detalhes do seu projeto. “Ele é, de facto, feito de pequenas peças, pequenas memórias de cada um de nós”, começou por dizer, reforçando que “a experiência de cada pessoa é completamente diferente e individual”.

Segundo a arquiteta, “o Memorial, para cumprir todas as suas funções, deverá integrar essas memórias e emoções”.

“Quis representar qualquer experiência que cada um pudesse ter tido naquele dia. Quero que seja um espaço confortável, onde se sintam à vontade para ir, para estar e para exprimir emoções”, disse, rematando que, “muito mais do que uma peça de observação exterior, é uma peça que convida a entrar”.

 

A avaliação das nove propostas de projeto do Memorial foi feita por um júri, composto pela arquiteta Sara Figueiredo, pelo artista plástico Sérgio Reis e pelo escritor José Manuel Saraiva. Na sessão, todos os participantes foram contemplados com um diploma.

 

 

 

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Exit mobile version