Uma médica do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) testou positivo para o novo coronavírus e, consequentemente, outros profissionais de saúde da instituição encontram-se em isolamento profilático.
Segundo informações do CHTV, a cadeia de contágio, que envolve um elemento dos Bombeiros Voluntários de Viseu, esteve na origem deste caso. O contágio aconteceu durante uma emergência médica, onde a médica trabalhou com o apoio de uma das equipas dos Bombeiros que estavam em serviço do INEM.
No dia 20 de setembro, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) foi chamada para prestar apoio a um doente que apresentava dificuldades respiratórias. O doente acabou por testar positivo para o vírus. O Hospital adiantou ainda que foram “utilizados os equipamentos de proteção individual recomendados para esse nível de risco de exposição”.
O bombeiro e a médica apresentaram sintomas quatro dias depois da assistência. Foi ainda realizado teste a um enfermeiro que fez parte da assistência, contudo o resultado deu negativo.
De acordo com as autoridades, estão em vigilância e em isolamento profilático vários profissionais de saúde que estiveram em contacto com a médica infetada.
Após o caso identificado do bombeiro foram testados vários operacionais da corporação, cujos testes tiveram resultado negativo.
Alexandra Santos, jornalista estagiária
Com: Jornal do Centro