Prevê-se mais um dia de calor, com as máximas a chegar aos 40 graus em algumas regiões de Portugal continental, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o IPMA, esta terça-feira é esperado “céu pouco nublado ou limpo, obscurecido por partículas de fumo”. Em causa está uma nuvem, com origem nos incêndios do Canadá, que está a afetar as ilhas dos Açores desde dia 25, e que agora se estende ao território continental.
É esperado “vento por vezes forte no litoral oeste”, bem como uma “descida de temperatura na região Sul, em especial da máxima no litoral oeste”. Por outro lado, prevê-se uma “pequena subida da temperatura máxima no Norte e Centro”.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Viana do Castelo e Braga) e os 24 (em Castelo Branco) e as máximas entre os 27 graus (em Aveiro) e os 40 (em Évora).
Devido ao tempo quente, o IPMA colocou 11 distritos do continente sob aviso amarelo – Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro – até às 18h00 de quarta-feira.
Em Oliveira do Hospital, as temperaturas variam, hoje, entre os 16 e os 34 graus. Na quarta-feira, a máxima chegará aos 35 graus. A partir de quinta-feira, os termómetros vão descer.. Ainda assim, esperam-se máximas de 30 graus.