Site icon Rádio Boa Nova

Mau tempo continua e coloca sete distritos sob aviso laranja

Sete distritos do continente estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de sudoeste com 5 a 6 metros, …

… segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Para lá da chuva, vento e neve que a tempestade Gisele tem trazido (e vai continuar a trazer), está ainda prevista para hoje uma descida da temperatura mínima.

De acordo com o Instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra e Lisboa vão estar sob aviso laranja até às 18h00 de hoje, passando depois a aviso amarelo até sábado.

O aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O IPMA colocou sob aviso amarelo, também devido à agitação marítima os distritos de Setúbal, Beja e Faro até às 18h00 de sábado.

Por causa da agitação marítima e de acordo com a Marinha Portuguesa, estão hoje fechadas à navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, São Martinho do Porto e Ericeira. Segundo a Marinha, as barras marítimas de Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, Faro e Olhão estão condicionadas à navegação.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda até às 11h00 de sexta-feira devido à queda de neve acima de 800 metros de altitude.

Viana do Castelo e Braga estão ainda sob aviso amarelo até às 18h00 de hoje devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de granizo e trovoadas.

Atendendo ao agravamento das condições meteorológicas, a Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para a possibilidade de ocorrer danos em estruturas, queda de árvores, cheias rápidas em meio urbano, formação de lençóis de água, desabamentos ou acidentes na orla costeira, aconselhando a população a adotar os comportamentos adequados.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões Norte e Centro, aguaceiros, que poderão ser pontualmente fortes, de granizo e acompanhados de trovoada nas regiões Norte e Centro.

Está também prevista queda de neve acima de 1.000/1.200 metros, descendo gradualmente a cota para 800/1.000 metros nas regiões Norte e Centro. Está ainda prevista uma descida da temperatura mínima. As temperaturas mínimas no Continente vão oscilar entre 01 graus (na Guarda) e os 10 (em Faro e em Faro) e as máximas entre 07 graus Celsius (na Guarda) e os 17 (em Faro).

Exit mobile version