Site icon Rádio Boa Nova

Mário Centeno sai do Governo. João Leão é o novo ministro das Finanças

Mário Centeno, ministro de Estado e das Finanças, está de saída do Governo. O secretário de Estado do Orçamento João Leão vai ocupar a pasta, estando a cerimónia de posse marcada para o dia 15 de junho.

O Presidente da República aceitou hoje a exoneração de Mário Centeno como ministro de Estado e das Finanças, proposta pelo primeiro-ministro, e a sua substituição por João Leão, até agora secretário de Estado do Orçamento.

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu de António Costa “as propostas de exoneração, a seu pedido, do ministro de Estado e das Finanças, professor doutor Mário Centeno, e de nomeação, em sua substituição, do professor doutor João Leão”, lê-se na nota publicada no site da Presidência.

O Presidente da República acrescenta que aceitou as propostas, “realizando-se a cerimónia da posse no dia 15 de junho, às 10 horas”.

Recorde-se que a saída de Mário Centeno do Governo já era tida como certa, sobretudo depois do desencontro com o primeiro-ministro aquando da injeção 850 mil milhões no Novo Banco, tema que levaria os dois a uma reunião de emergência em São Bento. Mas a especulação sobre a saída do ministro apelidado de ‘CR7 das Finanças’ remontam ao momento de formação do Governo depois das eleições legislativas.

Sobre o futuro de Mário Centeno, cujo mandato de presidência do Eurogrupo termina este ano, a sua ambição passará por ser governador do Banco de Portugal (BdP).

Quem também está de saída do Governo é Ricardo Mourinho Félix, avança a RTP. O secretário de Estado Adjunto das Finanças chegou a ser apontado como sucessor de Mário Centeno.

com:noticiasaominuto.com

Exit mobile version