As Marchas Populares não saíram no domingo, dia 23 , à rua, devido ao mau tempo que se fez sentir em Seia. O evento foi adiado…
… para o próximo dia 2 de julho, na noite anterior ao Feriado Municipal.
À semelhança do que estava previsto, para a noite de S. João, serão seis as marchas a sair à rua a 2 de julho, respetivamente o Centro Escolar de Seia, o Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia, as marchas de São Romão, de Loriga, de Travancinha e Os Viriatos” (Arrifana).
O ponto de encontro é o largo da Câmara, às 20:30h, local onde são recebidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo. Inicia-se depois o desfile pelas ruas da cidade, até alcançarem o palco do Anfiteatro Municipal para a atuação principal, com a apresentação das coreografias e cantares.
O programa mantém-se e o parque municipal vai ser lugar de festa, onde não faltarão os pitéus típicos da época, a partir das 17h e pela noite dentro, um contributo das marchas participantes, com barraquinhas de comida (sardinha, febras, entre outros) e o simbólico manjerico. Finalizadas as atuações das marchas, o ambiente festivo será animado ao som do Grupo Alta Frequência.
As marchas populares são promovidas pelo Município de Seia em estreita parceria com as comissões das marchas populares, que trabalham todo o ano para brilhar nesta noite, contando com o apoio e colaboração das respetivas juntas de freguesia.
Trata-se de um evento já consolidado no calendário anual da cidade, uma iniciativa que mantém vivas memórias e tradições, preservando e valorizando o território onde estão inseridas.