O presidente da direção da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE) reagiu hoje às declarações do vereador do PSD na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que acusou…
… aquela associação de “fazer ouvidos moucos” aos pedidos de apoio feitos pelo produtor que perdeu rebanho devido a ataques de canídeos. Em declarações à Rádio Boa Nova, Manuel Marques disse constatar que João Paulo Pombo Albuquerque não conhece o trabalho das associação , “o que é muito mau e muito grave”.
“A ANCOSE tem ajudado todos os associados da Região Demarcada da Serra da Estrela. Logo depois do incêndio de 15 de outubro de 2017, distribuímos 15 mil Euros em rações. Adquirimos agora 30 mil Euros de ração, pagámos dívidas de anteriores direções”, afirmou o dirigente que espera que o vereador do PSD “não traga a ANCOSE à liça por razões que não têm fundamento mínimo e não são sérios”. “Espero que não seja pela boa relação que o presidente da ANCOSE tem com o presidente da Câmara e que não seja pelo esmagamento político que o presidente da ANCOSE deu ao PSD em Nelas nas autárquicas de 2017”.
Quanto ao produtor, que segundo o vereador do PSD, foi alvo de sete ataques ao seu rebanho e perdeu quase todos os animais, Manuel Marques, disse à Rádio Boa Nova que a associação “deu muito a esse senhor e respondeu quando disse que foi atacado pelos cães”, duvidando contudo que o valor do prejuízo seja de 40 mil Euros . “Nós dissemos que estávamos disponíveis, como sempre, para ajudar a curar as feridas dos animais e problemas médico-sanitários. Nós não temos competência pra matar cães, nem para os capturar”, referiu, contando que ainda antes de este caso ter surgido “já o presidente da ANCOSE estava a negociar um seguro para casos desta matéria”.
À Rádio Boa Nova, Manuel Marques confirmou existir um clima de conflitualidade entre a ANCOSE e o produtor. “Este senhor tem feito tanto mal à ANCOSE, ao presidente da direção, já tentou agredir outro associado. Estou a pensar propor à reunião de direção e consequentemente à Assembleia Geral a expulsão desse associado” , afirmou o dirigente que disse que a ANCOSE já foi alvo de inspeção pela Policia Judiciária “por denúncia do próprio senhor” . “O senhor só faz mal à ANCOSE, só está a denegrir o nome da ANCOSE. Cabe-me defender os interesses da Associação, concluiu.