A onda de furtos em igrejas também já afetou páróquias dos concelhos de Manteigas, Seia e Gouveia, no distrito da Guarda. As paróquias têm reportado o furto de algumas quantias monetárias resultantes das esmolas entregues pelas comunidades e vários estragos nos edifícios, como portas e caixas arrombadas.
Na sequência destes episóidios, a GNR da Guarda já alertou para a importância de se adotar medidas de segurança para mitigar os furtos nas igrejas, um fenómeno que se regista a nível nacional e que tem afetado o distrito nas últimas semanas.
O Comando Territorial da GNR da Guarda confirmou à agência Lusa que estão a ser investigadas algumas ocorrências no sentido de apurar os autores de alguns furtos registados em igrejas em vários pontos do distrito.
O major Tiago Meireles, oficial de comunicação e relações-públicas da GNR da Guarda, salienta a importância da prevenção para evitar as situações, alertando para a necessidade de se passar pelas igrejas com mais frequência e de recolher os valores monetários e outros bens.
A GNR já reuniu com a Diocese da Guarda aconselhando a adoção de medidas de prevenção e assegura que não há registo de furto de obras de arte sacra.