Mangualde é o único concelho do país que integra o projeto europeu Residents of the future (Residentes do Futuro) URBACT IV, foi hoje anunciado.
Com uma abordagem diferenciadora, que coloca na mão dos cidadãos as propostas a implementar pelos decisores, o projeto tem o objetivo de “atrair e fixar população nas cidades de pequena e média dimensão, melhorando a qualidade de vida e aumentando a atratividade do território.
De acordo com comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Câmara Municipal é a entidade promotora, mas cabe ao Grupo Local URBACT (Urbact Local Group – ULG) criado para o efeito, trabalhar em equipa definir o problema da perda de residentes e apontar as melhores soluções para o resolver.
“É com o envolvimento de todos e num processo colaborativo que se chegará a um plano de ação”, é adiantado.
O grupo de trabalho é constituído por representantes de toda a comunidade mangualdense e das suas instituições.
Nas duas primeiras reuniões de trabalho, o grupo trabalhou ativamente na definição do problema e elencou algumas das suas causas.
“Residentes do Futuro” é uma rede de planeamento de acções URBACT que inclui nove cidades europeias, co-financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
O seu principal objetivo é abordar a questão do despovoamento urbano nas cidades de pequena e média dimensão. Ao centrar-se na transformação digital, na diversificação económica e na imagem de marca das cidades, explorará abordagens inovadoras para a evolução das tendências em matéria de trabalho, estilo de vida e comunicação, a fim de aumentar a atratividade das cidades para potenciais investimentos e habitantes.
A rede permite que as cidades redefinam as suas vantagens em comparação com as grandes áreas metropolitanas e desenvolvam soluções holísticas e centradas nos cidadãos que apoiem a revitalização demográfica e o crescimento urbano sustentável.
O projeto tem financiamento no valor global de mais de 827 mil euros é liderado pela cidade de Šibenik, na Croácia.
Para além de Mangualde, fazem parte da rede as cidades de Alba Lulia (Roménia), Saldus, (Letónia), Plasencia (Espanha), Lisalmi (Findândia), Saint-Quentin (França), Comune di Mantova (Itália) e Trebinje (Bósnia e Herzegovina).