Um homem de 88 anos morreu, esta segunda-feira de manhã, na sequência de um ataque de vespas asiáticas, em Freixiosa, no concelho de Mangualde. A mulher foi transportada para o Hospital de Viseu.
Segundo avança o Jornal de Notícias, o ataque aconteceu pelas 9h00. “Recebemos um alerta para uma reação alérgica, edema e cianose (coloração azulada da pele) para uma mulher de 88 anos. À chegada ao local encontrámos duas vítimas”, avançou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, Márcio Teles.
Ao lado da mulher, estava o marido já em paragem cardiorrespiratória. O óbito acabou por ser declarado no local.
“As vítimas estavam na proximidade da habitação. O que aparenta é que poderão ter-se deslocado à zona do caixote do lixo, onde a cerca de seis metros foi identificado um ninho de vespa asiáticas, numa oliveira”, explicou o comandante.
As vespas atacaram o homem e a mulher na face, na cabeça e nos membros superiores e inferiores. As duas vítimas ainda se deslocaram para junto de um tanque com água, para se tentarem proteger e afastar as vespas, mas não conseguiram. “Foram picados muitas vezes”, concluiu Márcio Teles.
O corpo do homem seguiu para o gabinete de Medicina Legal de Viseu.
No local estiveram 11 operacionais e seis veículos dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, a GNR, o INEM e a Proteção Civil municipal.
O ninho não estava identificado nem registado na plataforma SOS Vespa. A proteção civil de Mangualde procedeu à sua destruição.
Texto: Jornal de Notícias