A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou, hoje, a detenção de quatro homens pelo crime de extorsão, no concelho de Mangualde, distrito de Viseu.
Em comunicado, o Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Mangualde, refere que deteve ontem, 17 de novembro, quatro homens com idades entre os 21 e os 33 anos, pelo crime de extorsão, no concelho de Mangualde.
No âmbito da investigação que decorria “há cerca de quatro meses, os militares da GNR apuraram que os suspeitos ameaçavam e coagiam as vítimas para entrarem no seu veículo, transportando-as para um supermercado”, lê-se na nota.
No espaço comercial, as vítimas “efetuavam um cartão de crédito de cliente no seu nome” e, “posteriormente, os suspeitos realizavam as compras com o cartão em nome da vítima para seu benefício”.
Em comunicado, é ainda referido que a GNR cumpriu com cinco mandados de busca domiciliária, que levaram à “apreensão de uma catana, uma pistola de ar comprimido, um computador portátil, três telemóveis e documentação bancária e financeira”.
“Dos quatro detidos, três foram presentes a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Mangualde, ficando sujeitos às medidas de coação de apresentações periódicas no posto policial da sua área de residência”, explica a GNR.
O documento adianta ainda que o quarto detido, por já ter outros processos pendentes, “ficou sujeito à medida de coação de prisão preventiva” pelo Tribunal Judicial de Viseu.
Esta operação da GNR contou com o reforço da Unidade de Intervenção (UI), do Comando Territorial de Coimbra e com o apoio da Polícia Judiciária (PJ).
Alexandra Santos, jornalista estagiária