A lista de concelhos com risco elevado de transmissão da covid-19, sujeitos a medidas mais restritivas como o recolher obrigatório, vai aumentar na próxima segunda-feira para 191, anunciou ontem o Governo.
Coimbra, Mealhada, Pampilhosa da Serra, Penela, Cantanhede, Mira, Condeixa-a-Nova, Montemor-o-Velho, Tábua, Arganil e Miranda do Corvo passam a integrar esta lista onde já constava Penacova e Figueira da Foz.
A esta atura, apenas Oliveira do Hospital, Soure, Lousã, Góis, Vila Nova de Poiares e Mortágua não fazem parte da lista.
A atualização da lista, atualmente com 121 concelhos, retira sete municípios, em que estas medidas de restrição deixam de estar em vigor, a partir das 00H00 de sexta-feira, e inclui 77 novos concelhos a partir das 00H00 da próxima segunda-feira, anunciou o primeiro-ministro, António Costa, que falava após uma reunião do Conselho de Ministros, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.
Reavaliada a cada 15 dias pelo Governo, a lista de concelhos com risco elevado de transmissão da covid-19 é definida de acordo com o critério geral do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) de “mais de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias”, e considerando a proximidade com um outro concelho nessa situação e a exceção para surtos localizados em municípios de baixa densidade.
Gráfico: Diário de Coimbra