Site icon Rádio Boa Nova

Mais de 700 bombeiros da região de Viseu vão ser vacinados a partir de segunda-feira

Os bombeiros da região de Viseu que ainda não receberam a vacina contra a Covid-19 vão ser vacinados a partir da próxima segunda-feira (12 de abril). Em Viseu, nesta segunda fase, 705 operacionais vão receber a vacina.

Guilherme Almeida, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito, adiantou que este  número “não corresponde a 50 por cento, porque há muitos elementos que têm a sua atividade profissional e já foram vacinados noutras instituições, acabando por já estarem englobados nesta fase de vacinação”.

Na primeira fase, 50 por cento dos operacionais de bombeiros foram vacinados contra o novo coronavírus, mas a vacinação a esta classe não arrancou logo em dezembro do ano passado, quando foi administrada a primeira vacina contra a Covid-19 em Portugal. No distrito, foram vacinados 1.025 operacionais.

Guilherme Almeida defende que foram mal definidas as prioridades à vacinação na fase mais crítica da pandemia.

“Sabemos que houve alguns problemas na chegada das vacinas e também sabemos que no início o processo não foi de todo o mais correto na agilização das primeiras vacinas e na definição dos grupos prioritários. Aí sim teria sido feita toda a diferença no pico da pandemia, onde havia uma necessidade de sermos logo vacinados na fase inicial. O Governo assim não o entendeu e entendeu mal”, argumenta.

Ainda assim, o presidente da federação distrital garante que ninguém desistiu de ser bombeiro nas corporações de Viseu.

fonte: jornaldocentro.pt

Exit mobile version