Site icon Rádio Boa Nova

Mais de 4500 profissionais de saúde vacinados no primeiro dia, entre os quais 720 do CHUC

Até às 21h00 deste domingo, o primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, já tinham sido vacinados 4534 profissionais de saúde. Deste total de vacinados, 720 são profissionais d Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Os números foram avançados por Diogo Serras Lopes, secretário de Estado da Saúde, que consideram que “este é um excelente resultado para um primeiro dia” de vacinação.

“O primeiro dia de vacinação correu muito bem. Foi um dia cheio de alegria e de um início de um caminho que é de esperança pela chegada desta vacina. Os cinco centros hospitalares que foram selecionados para esta dose simbólica de 9750 vacinas responderem todos muito bem e não há qualquer ocorrência reportada”, disse.

Embora a vacinação seja um processo que acontece todos os anos em Portugal, Serras Lopes diz que é perfeitamente normal que no arranque deste plano, que tem “número um bocadinho maiores do que o costume”, possa existir algum tipo de problema pontual. “No geral as pessoas foram vacinas com toda a tranquilidade, os registos foram feitos em sistema e para primeiro teste diria que o dia correu muito bem”, disse ainda.

Recorde-se que os primeiros a receber a vacina são os profissionais dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central.

SMS sobre vacinação contra a Covid entregue a 11,2 milhões de portugueses

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com a Direção Geral da Saúde (DGS), enviou este sábado um aviso à população por SMS, de modo a sensibilizar os cidadãos para o período de vacinação contra a Covid-19, que se iniciou este domingo, dia 27 de dezembro.

O Ministério da Administração Interna informa que a mensagem, em português e inglês, foi entregue a um total de 11,2 milhões de números ativos em Portugal.

SMS informa que a vacina é “facultativa, mas recomendada e gratuita”, e que os cidadãos devem aguardar o contacto do Serviço Nacional de Saúde para serem vacinados.

Exit mobile version