Site icon Rádio Boa Nova

Mais de 30 concelhos de cinco distritos em risco máximo de incêndio. País em risco muito elevado de exposição aos UV

Trinta e três concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança em risco muito elevado de incêndio.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no Minho e no restante litoral oeste até meio da manhã.

Estão também previstos períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo Mondego, tornando-se moderada no Minho e Douro Litoral a partir do final da tarde.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante oeste, sendo temporariamente forte nas terras altas e na faixa costeira do Minho, neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral oeste, pequena descida da temperatura mínima e subida da máxima no interior.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 10 graus Celsius (em Bragança) e os 20 (em Faro) e as máximas entre os 23 (em Viana do Castelo) e os 34 (em Beja e Santarém).

Em Oliveira do Hospital, as temperaturas variam, hoje, entre os 13 e os 29 graus.

Quase todas as regiões do país em risco muito elevado de exposição aos UV

Quase todas as regiões do país apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Em risco muito elevado estão todos os distritos de Portugal continental, exceto Porto (níveis elevados), Braga e Viana do Castelo (níveis moderados) e os arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

Exit mobile version