Mais de 25 milhões de euros dos Programas Operacionais Regionais (POR) foram disponibilizados para criar ou ampliar Áreas de Acolhimento Empresarial nas regiões Norte, Centro e Alentejo, anunciou hoje o Ministério da Coesão Territorial.
Do total de 25,5 milhões de euros dos POR, 12 milhões de euros serão distribuídos pela região Norte, metade dos quais (seis milhões) caberão exclusivamente a projetos em territórios do Interior.
À região Centro cabe uma dotação de 10 milhões de euros e ao Alentejo 3,5 milhões de euros.
Numa nota, o Ministério da Coesão destacou que “só serão apoiados municípios que comprovem uma elevada taxa de compromisso dos seus lotes industriais”.
Os avisos permitirão a requalificação de edifícios abandonados de antigas fábricas, “dando oportunidade às empresas de se instalarem sem a necessidade de construírem novos edifícios”, acrescentou.
O financiamento também abrange despesas com estudos e projetos, com a aquisição de terrenos, trabalhos de construção civil, equipamentos, infraestruturas físicas e tecnológicas, sistemas de informação e de comunicação de uso coletivo.
O ministério da ministra Ana Abrunhosa destacou que estas Áreas de Acolhimento Empresarial, afetas à instalação de atividades industriais, comerciais e de serviços, “são estruturas vitais para o desenvolvimento das economias regionais”, corrigem assimetrias, criam riqueza e emprego, contribuem para o aumento da competitividade das Pequenas e Médias Empresas (PME) e são “fundamentais para que as regiões se afirmem no setor da internacionalização”.