Vinte e um concelhos de Faro, Castelo Branco, Portalegre e Santarém apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA colocou também cerca de 70 concelhos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Coimbra, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado.
Outros concelhos de todos os distritos do continente estão hoje em perigo elevado de incêndio. Face às condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até segunda-feira.
O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, vento por vezes forte nas terras altas e pequena subida da temperatura máxima.
Os termómetros poderão chegar aos 37ºC em Castelo Branco, Évora e Beja. Já em Faro, a temperatura máxima situa-se nos 36ºC; em Portalegre, Setúbal e Santarém, as máximas serão de 34ºC e em Bragança de 32ºC. Em Lisboa e em Vila Real, 31ºC é a máxima, ao passo que os termómetros em Braga, Viseu e Coimbra não deverão ultrapassar os 30ºC. Abaixo dessa marca estão Sines e Guarda (29ºC); Sagres e Leiria (28ºC); Viana do Castelo e Porto (25ºC); Aveiro (24ºC).
Assim, globalmente, as máximas vão variar entre os 24ºC, em Aveiro, e os 37ºC, em Castelo Branco, Évora e Beja. Em sentido contrário, as temperaturas mínimas estão compreendidas entre os 13ºC em Viana do Castelo e os 24ºC em Faro.
Em Oliveira do Hospital, as temperaturas variam, hoje, entre os 13 e os 31.