Site icon Rádio Boa Nova

Mais de 2 300 operacionais combateram fogos ontem. BVOH prestaram ajuda em Condeixa

Mais de 2 300 operacionais e 24 meios aéreos estiveram, ontem à tarde, envolvidos no combate aos incêndios no país, sendo os mais preocupantes os fogos que deflagraram nos distritos de Viseu e do Porto, segundo a Proteção Civil.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registava, às 17h50 de ontem, um total de 63 incêndios que lavravam sobretudo no Centro e Norte do país, mobilizando um total de 2 367 operacionais, 674 viaturas e 24 meios aéreos.

No distrito de Coimbra, o fogo que começou na madrugada de domingo, em Condeixa-a-Nova, na localidade de Casal dos Balaus, cerca das 11h00 de domingo encontrava-se dominado e em fase de resolução. No combate ao incêndio estavam pelas 10h30 de ontem mais de 160 operacionais e 49 viaturas, incluindo meios e elementos dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (BVOH).

Das ocorrências importantes, a Proteção Civil destaca os dois incêndios que lavraram no concelho de Castro Daire, no distrito de Viseu, que chegaram a ser combatidos por 512 operacionais, apoiados por 142 viaturas e nove meios aéreos mas, a esta altura, já estão dominados.

O incêndio em Cinfães, no distrito de Viseu, também foi dominado nesta madrugada.

Dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) indica que, entre 1 de janeiro e ontem, ocorreram 9 186 incêndios que queimaram 31 328 hectares.

A propósito, o Ministro da Administração Interna e o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural assinaram, na sexta-feira, o despacho que prolonga a Declaração de Situação de Alerta até às 23h59 do dia 10 de setembro de 2019.

O prolongamento da Declaração de Situação de Alerta resulta das informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera sobre o agravamento das condições meteorológicas para a globalidade do território do Continente; do índice meteorológico de risco de incêndio florestal e da necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio.

O IPMA prevê para hoje uma descida da temperatura, em especial da máxima e no litoral Norte e Centro, com uma intensificação do vento no litoral e nas terras altas a partir da tarde.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 10ºC (Bragança) e os 19ºC (Faro) e as máximas entre os 20ºC (Aveiro) e os 33ºC (Évora).

Em Oliveira do Hospital, os termómetros variam, hoje, entre os 11 e os 24 graus.

Exit mobile version