Site icon Rádio Boa Nova

Mais de 1200 operacionais no combate ao incêndio da Serra da Estrela

O incêndio que lavra na serra da Estrela estava a ser combatido por mais de 1200 bombeiros, segundo o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Recorde-se que este fogo deflagrou no dia 6 de agosto em Garrocho, no concelho da Covilhã, e foi dado como dominado no sábado, dia 13, mas sofreu uma reativação na segunda-feira.

A esta altura [09h50], o combate ao único incêndio ativo em Portugal mobiliza 1265 operacionais, apoiados por 404 viaturas e oito meios aéreos.

Na tarde de terça-feira, dois bombeiros ficaram feridos na sequência de um acidente rodoviário perto de Sarzedo, Covilhã, no distrito de Castelo Branco. De acordo com a ANEPC, tratou-se de um acidente com um “veículo tanque” de combate incêndios. Num ‘briefing’ às 19h00 de terça-feira, o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, revelou que os dois bombeiros sofreram “ferimentos ligeiros” e foram transportados para uma unidade hospitalar, não apresentando “cuidados de maior”. A viatura, que pertencia aos Bombeiros Voluntários de Carnaxide (concelho de Oeiras), terá resvalado e tombado.

Devido ao incêndio, as localidades de Sarzedo, Orjais e Vale Formoso tiveram que ser evacuadas. O fogo atingiu também os concelhos de Manteigas, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira, todos no distrito da Guarda.

Até ao momento, registaram-se 19 feridos ligeiros e três feridos graves, nenhum dos quais em risco de vida, e danos em duas casas de primeira e segunda habitação.

No total, já tiveram de ser deslocadas das suas casas 45 pessoas. Na noite de terça-feira, o presidente da Câmara de Manteigas, Flávio Massano, indicou já não haver incêndios ativos no concelho.

No entanto, a Proteção Civil espera ter o incêndio na Serra da Estrela dominado nos próximos dois dias, aproveitando a “janela de oportunidade” criada pelo desagravamento das condições meteorológicas, previsto a partir da próxima madrugada.

Além disso, o cheiro a queimado e o fumo resultantes fogo chegaram às regiões espanholas de Madrid e Castela e Leão, indicaram a imprensa e os serviços de emergência locais.

Com: TSF e Lusa

Exit mobile version