Site icon Rádio Boa Nova

Mais concelhos vão recuar no desconfinamento com limitação de circulação a partir das 23h00

Em reunião do Conselho de Ministros, realizada esta quinta-feira, o Governo atualizou a lista de concelhos tendo em conta o nível de risco devido à situação pandémica, tendo decidiu que mais vão recuar.

Na semana passada, recorde-se, Lisboa e Albufeira juntaram-se a Sesimbra, concelho que já tinha recuado e que se manteve.

O número de concelhos com risco muito elevado sobe de três para 19: Albufeira, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Constância, Lisboa, Loulé, Loures, Mafra, Mira, Moita, Odivelas, Oeiras, Olhão, Seixal, Sesimbra, Sintra e Sobral de Monte Agraço.

O Governo anuncia “a limitação de circulação na via pública a partir das 23h00” nos concelhos com risco elevado e muito elevado.

Os concelhos com risco elevado são agora 26: Alcochete, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Avis, Braga, Castelo de Vide, Faro, Grândola, Lagoa, Lagos, Montijo, Odemira, Palmela, Paredes de Coura, Portimão, Porto, Rio Maior, Santarém, São Brás de Alportel, Sardoal, Setúbal, Silves, Sines, Sousel, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Esta tarde, o governo apresentou as regras para as próximas semanas, numa altura em que a incidência e o Rt estão a subir e Portugal atinge um número elevado de casos diários.

“Com base na situação em que o país se encontra, vemos que, na última semana, a situação voltou a deteriorar-se”, começou por apontar Mariana Vieira da Silva.

A ministra de Estado e da Presidência acrescentou que o Rt “é mais baixo do que na semana passada” mas, pelo contrário, “a incidência é significativamente mais elevada”.

Assim, “o país está numa situação em que é necessário manter as regras de distanciamento social, evitar as situações de ajuntamento e usar a máscara”. “Não temos condições para considerar a pandemia controlada”, disse ainda, fazendo um apelo aos portugueses para que cumpram as regras.

Deste modo, e tendo em conta a situação pandémica, “o Governo decidiu que, nos concelhos de risco elevado e muito elevado, passará a existir uma limitação da circulação na via pública a partir das 23 horas”.

Acompanhe o briefing do Conselho de Ministros:

Exit mobile version