Site icon Rádio Boa Nova

“LUTO” estreia em Tábua nos dias 19, 20 e 21 de julho

A Rede Artéria e o Município de Tábua anunciam a estreia de “LUTO”, uma criação original da Circolando, que vai ser apresentada nos dias 19, 20 e 21 de julho, às 21h30, na Casa do Povo, em Tábua.

Passado mais de um ano, o tempo avançou sem quase sair do mesmo sítio. Parece que foi ontem. “O fogo ainda arde lá fora tantas vezes, o quarto incendeia-se noite após noite, enche-se de fumo”.

Integrado na Rede Artéria, Luto é um projecto transdisciplinar criado em residência artística em Tábua. Tomando como ponto de partida o fogo de 15 de outubro de 2017, de tal modo violento na região que marca um antes e um depois na sua história, o projecto debruça-se sobre as questões do trauma e da catástrofe.

A dupla significação do termo ‘luto’, enquanto processo de lidar com a perda – de vidas humanas, de memórias, de espaços físicos – e enquanto verbo lutar – resiliência e empenho das populações e da natureza por imaginar outros futuros – foi o mote nuclear que estruturou o pensamento e áreas a abordar.

“O fogo só terminou quando não havia mais que arder”.

Criação colectiva
Direção André Braga
DramaturgiaCláudia Figueiredo com o apoio de Gonçalo Mota
Co-criação e interpretação Diogo Martins, Diogo Peres, Gil Mac, Mafalda Saloio, Odete Claro, Paulo Mota, Soraia Cavaco e Valentina Parravicini
Sonoplastia André Pires
Concepção plásticaAndré Braga e Pedro Azevedo
Vídeo Gonçalo Mota com o apoio de Vitor Costa
Luz Cláudia Valente
Realização plástica Pedro Azevedo e Pedro Coutinho
Produção Ana Carvalhosa (direção) com o apoio de Cláudia Santos e Carolina Cardoso

Fotografia Gonçalo Mota
Design Joana Monteiro

Duração 85 min.
Classificação etária M/12

O acesso ao espetáculo é gratuito, sendo a reserva de lugar obrigatória para cct@cm-tabua.pt ou 235098172.

Exit mobile version