É sob a forma de uma “bela declaração de amor” que Lucinda Maria apresenta o seu novo trabalho literário “Terra do Meu Coração”. A autora entrou na “máquina do tempo” …
… para recordar acontecimentos e personagens, evocar monumentos e manter vivas as lendas.
Foi com o auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital repleto que Lucinda Maria viu ser aplaudido o seu quarto livro que dá por nome “Terra do Meu Coração”. Amigos, familiares e colegas de profissão felicitaram a autora que transpôs para a escrita o gosto que nutre pelo concelho de onde é natural: Oliveira do Hospital.
“Terra do Meu Coração” é um livro com edição do Município de Oliveira do Hospital que apreciou a obra, considerando a vereadora da Cultura, Graça Silva, que o lançamento constituiu um “momento especial”, por a sua autora ser uma “entusiasta de Oliveira do Hospital” e o livro “nos reportar para as peculiaridades do nosso concelho”.
Autor do prefácio na condição de colega de profissão e amigo da autora, José Carlos Alexandrino encara o livro como “uma bela declaração de amor” a Oliveira do Hospital. O também presidente da Câmara aprecia o “retrato apaixonado” apresentado por Lucinda Maria. “Para mim, seu amigo, colega e concidadão, prefaciar este livro, é simplesmente uma honra”, considerou.
“Um pouco diferente dos outros” por integrar prosa e poesia, o livro resulta de uma “viagem ao passado”. Nele, Lucinda Maria recorda o seu percurso profissional como professora, ao mesmo tempo que faz alusão a monumentos, lendas e introduz episódios que ouviu e outros presenciou, assim como alguns textos ficcionados. “Espero que leiam e que gostem como eu gostei de escrever estas passagens que traduzem vivências do passado”, disse a autora.