Site icon Rádio Boa Nova

Lourosa: Está em curso a requalificação do Largo junto à Igreja Mocárabe de São Pedro

Tiveram início esta semana as obras de requalificação do Largo do Monumento Nacional junto da Igreja Moçárabe de São Pedro de Lourosa.

Segundo informação partilhada pelo Município de Oliveira do Hospital, o arranque formal ficou marcado com uma visita ao local da obra por parte da vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Graça Silva; do presidente da Junta de Freguesia de Lourosa, José Carlos Marques; representantes da empresa Advanced Green que vai executar a obra; técnicos da Câmara Municipal e do padre da freguesia, Rodolfo Albuquerque.

Esta fase da requalificação contempla, entre outras, as seguintes intervenções: Redefinição do traçado rodoviário e acessos pedonais; Pavimentação da área envolvente da Igreja, Torre Sineira e sepulturas escavadas na rocha, com saibro estabilizado; Criação de um espaço delimitado para colocação de cantarias existentes na área de intervenção, em chapa de aço-corten; Execução de caldeiras circulares, em aço-corten, sobrelevadas em torno das árvores de maior porte; Instalação de novo mobiliário urbano: bancos, papeleira e mupis de informação turística (tri-lingue, Português, Inglês, Árabe); Relocalização, do busto existente em frente à igreja; Reprodução em pedra de granito, das tampas sepulcrais, outrora existentes; Iluminação térrea do perímetro da própria Igreja.

Segundo adianta o Município, durante a 1ª fase de requalificação, foram realizadas escavações arqueológicas de acompanhamento dos trabalhos, em torno de 12 sepulturas escavadas na rocha localizadas no lado norte da igreja. Com esses trabalhos de escavação foram colocadas a descoberto mais 29 sepulturas, perfazendo agora um total de 41 sepulturas.

Estes trabalhos, realizados em 2017, da responsabilidade do Município de Oliveira do Hospital, foram supervisionados pela Direcção Regional de Cultura do Centro – DRCC, que definiu que todas as sepulturas – as que se encontravam já aparentes e as que, entretanto, foram descobertas – fossem novamente cobertas, dado que se torna impossível preservar o substrato geológico (rocha) onde essas se encontram escavadas. Desta forma optou-se uma solução de preservação dessas sepulturas cobrindo-as, tal como o restante adro da igreja, com saibro estabilizado.

Note-se que a Igreja de S. Pedro, de origem Moçárabe e o espaço envolvente – Largo do Monumento Nacional, onde se incluem as sepulturas escavadas na rocha -, constituem uma referência histórica e cultural da aldeia de Lourosa, encerrando memórias coletivas de valor para a identidade histórica e cultural desta localidade.

Exit mobile version