Site icon Rádio Boa Nova

‘Loriga Vila Lusitana’ é o grande vencedor da 1.ª edição do Orçamento Participativo de Seia

A comunidade respondeu afirmativamente ao repto lançado pela autarquia e mobilizou-se para escolher e votar nos projetos que vão agora ser desenvolvidos…

… durante o presente ano, em diversas áreas de intervenção municipal. São dez, as propostas vencedoras da primeira edição do Orçamento Participativo do Município de Seia, às quais se juntam mais quatro do Orçamento Participativo Escolar.

Desta forma, a Câmara colocou ‘nas mãos’ da comunidade o direito e a responsabilidade de decidirem o destino a dar a 100 mil euros do orçamento global do município para 2017.

Os projetos eleitos abrangem várias áreas de intervenção Municipal como Ação social, Saúde e Bem-estar, Desporto e Lazer, Cultura e Turismo, Educação, e serão agora desenvolvidos pela Autarquia.

A proposta ‘Loriga Vila Lusitana’, com vista a criação de um evento anual, único e diferenciador, foi a mais votada (686 votos), seguindo-se o projeto para a composição de um ‘Centro de Atividade Biosaudável’ ao ar livre (664 votos). Logo de seguida, o projeto “Seis sobre Rodas”, que pretende colmatar e complementar o serviço de transporte local para a população mais idosa das localidades de São Martinho, Póvoa Nova, Santa Marinha, Eirô, Vodra e Arrifana, obteve 662 votos.

Como projetos prioritários os cidadãos decidiram-se ainda pela proposta de Santa Marinha, ‘Uma Comunidade construída Juntos’ (586 votos), seguindo-se os projetos ‘Acesso Gratuito à Internet na Localidade de Tourais’ (563 votos); ‘A Oficina do Oleiro’, em Paranhos da Beira (547 votos); o ‘Centro Convívio Santa Comba de Seia’ (524 votos); ‘Parque Gerações’ (484 votos); ‘Monumento ao Escutismo – 60 Anos de Escutismo em Seia’ (424 votos); e por último, ‘Circuito de Manutenção ao Ar Livre’ (371 votos).

No fim da cerimónia, e na palavra do Presidente da Câmara Municipal, Filipe Camelo, ficou a promessa da realização de uma 2.ª edição da iniciativa, com um possível aumento de 25 mil em relação ao anterior valor. Mais um sinal de abertura e transparência demonstrado pelo atual Executivo, num ato de cidadania e de responsabilidade cívica, desenvolvendo competências para que a participação ativa da população nas políticas locais a adotar seja uma realidade.

Paralelamente, o Município desenvolveu o Orçamento Participativo Escolar, que dispunha de uma verba de 20 mil euros. Após a votação, foram encontrados quatro projetos vencedores. No total foram apresentados 6 projetos de diferentes áreas de intervenção material e imaterial.

Os projeto ‘Janelas do Conhecimento’ (279 votos) e ‘Desenvolver Saberes e Criar Sabores – Oficina de Cozinha Inclusiva’ (208 votos) – ambos da Escola Secundária de Seia – foram os mais votados, seguindo-se a proposta ‘Mini Golf para Todos’ (182 votos), da Escola Guilherme Correia Carvalho, que se uniu também à Escola Profissional da Serra da Estrela e ao Colégio de Música, num projeto conjunto intitulado ‘Concerto nas Alturas – Energia, Ambiente e Turismo (114 votos).

 

Exit mobile version