Site icon Rádio Boa Nova

Localidade da Carvalha, com menos de 50 habitantes, é uma “aldeia de gente progressista e de mente aberta”

A aldeia da Carvalha, na União de Freguesias (UF) de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira, no concelho de Oliveira do Hospital foi distinguida pela Fundação Inatel com o prémio “Aldeia dos Sonhos 2020”.

A entrega do prémio decorreu na semana passada, durante a Gala Social Inatel 2020, no Teatro da Trindade, no decorrer da qual José Manuel Alho, da Fundação Inatel, apreciou a candidatura que foi feita pelo Município que, depois do grande incêndio de 15 de outubro de 2017, “quis agora que as pessoas mantivessem essa capacidade de sonhar”.

O prémio “Aldeia dos Sonhos 2020” foi entregue ao Vice-Presidente do Município de Oliveira do Hospital, que logo referiu que o “grande obreiro” deste prémio foi Rui Coelho, presidente da UF de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira. Começando por agradecer a colaboração da instituição Inatel para com o município oliveirense, muito em particular no pós incêndio e na promoção da Festa do Queijo da Serra da Estrela, José Francisco Rolo considerou que o prémio atribuído à aldeia da Carvalha “é um estímulo e força às pessoas que conseguiram recuperar e recomeçar de novo. Sobre a Aldeia, o Vice-Presidente referiu que tem “menos de 50 habitantes” e destacou o “espírito comunitário”.
Esta não foi a primeira vez, que o Município oliveirense candidatou a “Carvalha “ ao projeto Aldeia dos Sonhos. Agora conquistado o prémio, a “aldeia vai vibrar”, já que esta é uma aldeia que “pensa largo e é muito progressista”.
Importante na conquista deste prémio foi uma tradição que se mantém na localidade que é a Festa do Cambeiro de São João Batista. Rui Coelho, presidente da UF, explicou que esta “é uma das iniciativas que a aldeia continua a realizar no 2º domingo de cada ano”. Nesse dia, toda a população se reúne em torno de “uma árvore que dá tudo: carne, presunto, ananás, bacalhau….”. “As pessoas vão leiloar tudo o que está exposto. Tudo é confecionado na hora e partilhado por todos desde as oito da manhã até às oito da noite”.

Através projeto Aldeia dos Sonhos, a Fundação Inatel propõe-se à concretização de intenções e de desejos das pessoas que residam na Carvalha e que, segundo José Carlos Malato, apresentador da Gala, são de “conhecer o Gerês, o Algarve e Sintra”.

Recorde-se que já em 2017, outra aldeia do Município de Oliveira do Hospital, Rio de Mel, na freguesia de S. Gião foi merecedora deste prémio.

Exit mobile version