As intervenções de modernização do troço entre Pampilhosa e Santa Comba Dão da Linha da Beira Alta deverão iniciar-se brevemente, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP) que acabou de consignar a obra. Um investimento de 74,7 milhões de euros e um prazo de execução de 810 dias.
A IP diz que o objetivo da obra passa por assegurar a manutenção do troço e de o ligar à Concordância da Mealhada, que pertence à nova Linha da Beira Alta, permitindo “uma movimentação do serviço ferroviário no sentido Norte-Sul direta da Linha do Norte para a Linha da Beira Alta, ganhando assim a rede ferroviária nacional um aumento de capacidade na sua gestão”.
A intervenção será feita ao longo de 34 quilómetros, prevendo-se a substituição integral da superestrutura de via “com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1”, entre outras tarefas.
A estação de comboios de Mortágua será modificada para permitir o acolhimento de comboios com 750 metros de comprimento. Serão ainda remodelados os apeadeiros, permitindo o alteamento, alargamento e prolongamento das plataformas, edifícios e acessibilidades ligadas à estação.
Serão ainda reabilitados ou reforçados 10 túneis e oito pontos e também serão suprimidas as passagens de nível de Mortágua e Luso e construídos os seus respetivos desnivelamentos.
Segundo a IP, também será montada uma “ligação direta eletrificada entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta, a norte da Estação da Pampilhosa”, com 3,2 quilómetros, e ainda uma estação técnica “com linha de resguardo com 820 metros entre estacas limite para funcionar como “buffer” de entrada e saída da Linha do Norte”.
Um viaduto ferroviário com cerca de 1,2 quilómetros será construído, assim como infraestruturas de suporte à componente de sinalização e telecomunicações.
A IP prevê uma redução de mais de 120 milhões de toneladas equivalentes a dióxido de carbono (tCO2EQ) com a conclusão da empreitada, até 2046, e o aumento dos comboios a circular anualmente em cerca de 20 por cento.
A modernização do troço Pampilhosa – Santa Comba Dão e a construção da Concordância da Mealhada fazem parte do plano para a futura ligação ferroviária Aveiro-Vilar Formoso no Corredor Atlântico.
Com: Jornal do Centro