Leni Vermeiren, cidadã Belga, dá aulas de português a cidadãos estrangeiros no espaço da Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira. Antes de se radicar em Portugal há já 20 anos, Leni frequentou os estudos portugueses na Bélgica e é uma apaixonada pela obra de Fernando Pessoa.
A sala de entrada da antiga Casa da Cultura César Oliveira, na cidade de Oliveira do Hospital, foi o local onde há 10 anos começaram as primeiras “aulas de conversação” com estrangeiros a viver na região. Depois de uma passagem pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, a Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira viria a ser nova sala de aula para Leni e os seus alunos.
As aulas acontecem sempre à quarta-feira, das 13h00 às 15h00, na sala situada no 1º piso da Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira, local onde Leni também recebeu a Rádio Boa Nova para dar a conhecer o projeto.
À hora marcada, Rita Audenaert, cidadã belga a residir em Andorinha (Oliveira do Hospital) e Robert Moor, cidadão belga com residência em Mortágua, responderam positivamente à chamada. Faltou um aluno que, nesse dia, não pode comparecer. Mas já chegaram a ser 15 alunos, tendo o número de inscritos diminuído devido à pandemia.
Veja entrevista na íntegra