Em Portugal estão em curso 18 incêndios rurais e mais de 1.500 operacionais no terreno. Câmara de Leiria fala em “tarde muito difícil” e pede “a toda a população de Figueiras e Mata dos Milagres” para abandonar as casas.
Em Alvaiázere, no concelho de Leiria, há casas em risco e a população já começou a ser retirada. Este incêndio teve início na quinta-feira em Ourém, no distrito de Santarém, reacendeu-se esta terça-feira de manhã em Alvaiázere.
O reacendimento terá ocorrido pelas 10:30 e está agora a atingir várias aldeias na freguesia de Pelmá. Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência Proteção Civil, às 16h30 estavam no local cerca de 350 operacionais, mais de 100 meios terrestres apoiados por um meio aéreo.
Um outro incêndio, na freguesia de Caranguejeira, concelho e distrito de Leiria, obrigou ao corte da Autoestrada 1 (A1) na zona entre Leira e Pombal e em ambos os sentidos.
A Câmara de Leiria fala em “tarde muito difícil” com o deflagrar de vários incêndios. O Município apelou à população de Figueiras e Mata dos Milagres que abandone as suas casas e se dirija para o Pavilhão dos Pousos ou para o Estádio Municipal de Leiria, porta 7.
Em relação ao corte da A1, a alternativa inicialmente era o itinerário complementar 2 (IC2) a norte de Leiria e a Estrada Nacional 113, para sul. Mas, poucos minutos depois, também o IC2 foi cortado nos dois sentidos, entre Barracão e Figueiras. Por isso, as alternativas à A1 e ao IC2 são agora as nacionais 109 e a A17.
Para o local estão mobilizados mais de 230 operacionais, 68 veículos e dois meios aéreos, de acordo com informação disponível na página da Proteção Civil à 16:40.
O incêndio, que começou na sexta-feira em Pombal, na povoação de Vale da Pia, e que se estendeu a Ansião reativou esta terça-feira neste concelho do distrito de Leiria.
“O incêndio está agora numa fase muito difícil de combate e os operacionais no terreno aguardam o reforço de meios”, afirmou, pelas 15h00, o presidente da Câmara, António José Domingues,
Segundo o autarca, a situação mais complicada ocorre na freguesia de Pousaflores, mas, de acordo com a informação de que dispunha àquela hora, não havia casas em perigo. O presidente do município adiantou que o incêndio terá reativado entre as 11h00 e as 12h00.
No local, pelas 16h40, encontravam-se quase 220 operacionais, apoiados por mais de 60 meios terrestres e um aéreo.
Com: SIC Notícias e TSF