Site icon Rádio Boa Nova

Leiria quer ser Capital da Cultura e transformar o futuro

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, afirmou hoje que objetivo principal da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027 é …

… o de “transformar o futuro, as pessoas e o território”.
Para o autarca, que participava na conferência “Cultura é capital” no Museu do Leiria, a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027 “não se resume a um ano cheio de expectativas”. “A minha convicção não se limita a 365 dias de eventos e espetáculos. Leiria não precisa de fogo-de-artifício e de algumas pessoas contratadas para irem apanhar as canas e limparem as ruas, como quando a folia desaparece e resta o desperdício que não mais se recupera”, sublinhou Raul Castro.

Nos últimos anos, Leiria conseguiu, segundo o presidente da autarquia, “formar uma espécie de ‘cluster’ cultural através vários espaços museológicos existentes e por aqueles que entretanto vão nascendo”.

Por isso, a Capital Europeia da Cultura em Leiria assumirá também o objetivo de “revelar toda a riqueza cultural que a região de Leiria tem para mostrar”.

O diretor artístico da Sociedade Artística e Musical dos Pousos, Paulo Lameiro, que integra o grupo de missão que estuda a candidatura de Leiria, admitiu problemas de escala em Leiria para a dimensão exigida a uma Capital da Cultura.

“A nossa cidade é pequeníssima, somos poucos, e se a amostra é curta, é mais difícil encontrar mais pessoas, mais protagonistas, mais líderes, que consubstanciem um projeto cultural para a nossa cidade”.

com:noticiasaominuto.com

Exit mobile version