Site icon Rádio Boa Nova

Legislativas: PSD Coimbra dedica campanha à Justiça Social

A campanha do PSD no distrito de Coimbra, no dia de ontem, foi particularmente dedicada à Justiça Social. Alguns candidatos da lista do PSD de Coimbra estiveram hoje de manhã nos concelhos de Condeixa e Penela, enquanto outros visitavam Tábua e Vila Nova de Poiares, para contactos com a população.

“Em Portugal, mais de 2 milhões de pessoas estão em risco de pobreza ou exclusão social. A pandemia agravou esta situação, trazendo mais 300 mil novos pobres. Dados do INE demonstram que Portugal se tornou uma sociedade mais desigual em 2020 e que foi na Região Centro que a desigualdade mais se acentuou”, começa por referir o partido em comunicado enviado à Radio Boa Nova.

“Isto não é tolerável para quem defende a dignidade da pessoa humana, a justiça social e uma sociedade coesa. Para o PSD, é prioritário atacar este flagelo. Para isso, temos de tornar o combate à pobreza uma prioridade nacional, e precisamos de colocar a economia a crescer, para que gere melhores salários e aumente os recursos públicos que permitem melhores serviços e apoios sociais. Portugal precisa de um novo Governo, com uma política económica focada em conseguir mais e melhores empregos para os portugueses, ajudando as empresas a criar riqueza. Não é aceitável que a classe média do país esteja sufocada por impostos e que os salários estejam a ser nivelados por baixo”.

Para o PSD, “os apoios sociais são indispensáveis numa sociedade com tantos pobres como a nossa, e devem ser geridos com muito rigor, pois só assim é possível conciliar justiça social e progresso económico”.

Para além das ações de contacto com as populações de Midões e Vila Nova de Poiares, a caravana visitou a Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, em Condeixa-a-Nova, uma instituição de referência nacional na saúde mental, exemplo de cuidado com os nossos concidadãos vulneráveis. Passou, depois, pelo agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, para sinalizar que a educação é essencial para combater as desigualdades.

À tarde, e já em Penela, os candidatos a deputados reuniram com a Santa Casa da Misericórdia. As Santas Casas são instituições de matriz portuguesa, com muitos séculos de existência, que continuam a ter um papel muito relevante para melhorar a vida dos mais débeis. Atualmente as instituições do Setor Social, em geral, estão asfixiadas pelo aumento dos custos, pelo crescimento do número dos que precisam de ajuda e sem que os apoios aumentem. É urgente uma maior atenção ao setor social e solidário português, que é uma trave-mestra do nosso desenvolvimento social. No final do dia, a Lista visitou os Bombeiros de Penela: em Portugal, os corpos voluntários de bombeiros prestam serviços de grande relevância pública. Os Bombeiros de Penela têm-se afirmado cada vez mais como um centro de formação de nível internacional e contribuem decisivamente para a economia do nosso interior. 

Exit mobile version