Site icon Rádio Boa Nova

Legionella volta a ser detetada no Centro de Saúde de Mangualde

O Centro de Saúde de Mangualde está novamente com problemas de legionella. Dois anos depois de ter sido detetada a bactéria, o problema voltou a afetar esta unidade de saúde.

As autoridades dizem que não está em causa a saúde pública e que já foram tomadas todas as medidas necessárias.

Segundo avança o Jornal do Centro, a legionella está novamente presente no sistema de água da unidade, com níveis muito elevados. Na deteção anterior conduzida em novembro de 2017, a bactéria encontrava-se apenas na água quente.

De acordo com a mesma fonte, os profissionais de saúde e os restantes trabalhadores do centro de saúde estão assustados, tanto mais que já foram avisados para não usar a água quente e se tiverem de usar a fria, devem usar máscara.

O Jornal do Centro contactou a direção do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, que garantiu que a situação está completamente controlada, sublinhando que a presença da bactéria “implica orientações que estão a ser feitas” e que podem ser reforçadas, recorrendo à “desinfecção química ou o choque térmico”.

Estas medidas só serão tomadas depois de conhecidos os resultados das últimas análises, que devem chegar na próxima semana.

O ACES Dão Lafões realçou ainda que foram tomadas todas as precauções necessárias junto dos funcionários, assegurando que este caso “não tem implicações na saúde pública”, pelo que não há necessidade de encerrar o centro de saúde.

Fonte: Jornal do Centro

Exit mobile version