Site icon Rádio Boa Nova

Lapa dos Dinheiros acolhe 3ª edição do Festival “Músicas do Bosque”

Com um conceito bem distante da agitação dos Festivais de Verão que proliferam pelo país, surge na Aldeia de Montanha da Lapa dos Dinheiros, em Seia, de 6 a 8 de julho,…

…o Festival “Músicas do Bosque”, uma proposta para a fruição da música em comunhão com a natureza da Serra da Estrela.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, na terceira edição do festival, a organização (União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, Município de Seia e Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha) apresenta mais uma vez projetos musicais criativos e inovadores.

Os projetos regionais como o “G Project”, a Orquestra da Escola Profissional da Serra da Estrela e Luís Portugal atuam no primeiro dia do Festival (6 de julho). No segundo dia, a música parisiense sobe ao palco, com “Viviane canta PIAF”, seguindo-se os lisboetas “PAUS”. Os criativos “Pedro e os Lobos” e o projeto impactante dos cinco amigos que compõem os “Capitão Fausto” encerram o Festival.

O conceito de Festival mantém-se, assumindo-se como não sendo um evento de “massas”, mas sim de harmonia perfeita entre a música, a beleza natural da montanha e a pacatez da aldeia. Com a experiência das últimas edições, e com a entrada de novos parceiros, foi possível melhorar o conceito da responsabilidade ambiental, que este ano obriga à utilização de materiais biodegradáveis ou reutilizáveis, acabando de vez com o plástico no recinto.

De destacar também o envolvimento do Movimento de Cidadãos por uma Estrela Viva, que vai marcar presença no evento com ações de apadrinhamento de árvores, sessões de contos entre outras atividades, com a sua participação dirigida para a preservação da floresta autóctone.

No domingo, com o apoio da Fundação Vodafone, por cada entrada no Festival será plantada, na próxima época de reflorestação, uma árvore no Parque Natural da Serra da Estrela, intervindo assim numa área florestal onde decorreram ações de estabilização de encostas e proteção contra a erosão.

O Festival integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha e está enquadrando na EEC PROVERE iNature, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro.

Exit mobile version