Site icon Rádio Boa Nova

Lagares da Beira volta a ter médico de família ao fim de dois anos à espera

A extensão de Saúde de Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, conta a partir de hoje, 2 de maio, com a presença e cuidados de médico de família. O gabinete médico estava encerrado há já dois anos por falta de clínico. Esta manhã a satisfação era generalizada.

Às primeiras horas da manhã foram vários os populares, a maioria idosos, que quiseram comprovar com os próprios olhos a chegada de médico de família à extensão de saúde da localidade. Teresa Alcântara é a médica que, a partir de hoje, vai passar a assistir um universo de cerca de dois mil utentes da localidade, mas também das vizinhas freguesias de Meruge e Travanca de Lagos.

Argentina Brás, com 70 anos, acorreu à extensão com exames para serem vistos pela médica e partilhou com a Rádio Boa Nova a satisfação por poder passar contar com médico de família. Até aqui, a solução era ir ao Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, ao hospital e a médicos particulares.  Diabético, José Cura, com 84 anos, deslocava-se ao Centro de Saúde, mas ali senti a dificuldade em conseguir uma receita e consultas regulares. Para Zélia Santos, com 65 anos, os últimos dois anos não foram fáceis, sobretudo na assistência de que necessitava para o filho deficiente, de 38 anos. A própria não faz exames desde há dois anos.

A presenciar o reabertura da extensão de saúde, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital mostrou-se satisfeito por aquele facto, notando porem tratar-se de um “retrocesso”, visto que a população estava hoje a festejar algo que “deveria ter”. Disse mesmo estar diante da “festa da vergonha”.

Para Olga Bandeira, presidente da Junta de Freguesia este foi um dos dias “mais importantes” da sua missão de autarca. “Temos crianças, idosos, doentes crónicos e grávidas e era muito complicado acederem a outra clínica. Se não for o médico de família as pessoas têm muita dificuldade em aceder a cuidados de saúde. É justo que hoje (a extensão de saúde) esteja a funcionar em pleno”, referiu.

Com reabertura da extensão de saúde diminui o universo de utentes que não tinham médico de família e que recentemente eram cerca de seis mil. Já foram mais de 10 mil. O presidente da Câmara Municipal referiu, esta manhã, que em Oliveira do Hospital a situação em torno dos cuidados de saúde “está a melhorar”. Adiantou que está a decorrer concurso para colocação de mais três médicos no concelho.

Exit mobile version