Em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, está tudo a postos para mais um “Carnaval da Beira Serra”.
O grande desfile acontece na tarde de carnaval (dia 13), mas amanhã, dia 9, um carro alegórico que reproduz o cavaleiro, principal ícone do concelho, vai marcar presença no desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas, na cidade de Oliveira do Hospital.
Neste ano contam-se já 41 realizações ininterruptas do Carnaval da Beira Serra, em Lagares da Beira, mas naquela freguesia as tradições carnavalescas remontam à década de 50 do século passado. A comemoração do carnaval é por isso de realização obrigatória em Lagares da Beira. A iniciativa parte, em cada ano, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (AHBV) de Lagares da Beira que, neste ano, tem a registar a perda de um elemento da direção e principal mentor do Carnaval, Luís Alberto Cruz. Entenderam os restantes elementos da direção dar seguimento ao trabalho feito e, até, engrandecer o Carnaval em jeito de homenagem ao amigo “Beto”.
Na contagem decrescente para o arranque do Carnaval, Telmo Esteves assegura que está “tudo a postos e no bom caminho”. “Esperamos bom tempo para que possam desfilar com alegria e para que, quem venha, fique satisfeito”, afirmou o vice-presidente da AHBV de Lagares da Beira em entrevista à Rádio Boa Nova.
Em causa está “uma manifestação de grande dinâmica no concelho” que resulta do empenho de dirigentes, populares dos bairros envolvidos, instituições e escolas. Aos habituais bairros e grupos participantes, junta-se este ano um grupo de Vila do Mato, no concelho de Tábua. “É importante a consolidação do Carnaval da Beira Serra”, defende Telmo Esteves.
À semelhança de anos anteriores, o Carnaval da Beira Serra mantém a entrada livre. A direção estima que o número de visitantes seja na ordem dos 10 mil. “As expectativas são boas e de grande confiança”, refere Telmo Esteves.
O Carnaval da Beira Serra tem início na segunda-feira, dia 12, com o Baile do Chapéu. No dia 13, acontece o Cortejo Carnavalesco pelas ruas da vila de Lagares da Beira, a partir das 14h30. À noite, tem lugar o Baile de Entrudo. Na quarta-feira, dia 14, decorre, a parir das 22h00, o enterro do entrudo com leitura das Tradicionais Deixas, sendo este um dos momentos altos do programa de Carnaval.
Na organização do Carnaval, com orçamento a rondar os 12.500 Euros, a AHBV conta com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, Junta de Freguesia de Lagares da Beira, o Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital e o patrocínio de cerca de seis dezenas de empresas. “Agradecemos a todos os intervenientes o empenho nesta iniciativa”, refere Telmo Esteves.