Site icon Rádio Boa Nova

Laboratório de testes Covid-19 do Hospital de Viseu entra em funcionamento a 2 de novembro

O laboratório para a realização de testes covid-19 do Hospital de Viseu entra em funcionamento a 2 de novembro. A unidade de saúde vai deixar de estar dependente do exterior para ter um diagnóstico aos doentes referenciados com a doença. O novo laboratório vai também servir para o rastreamento de outras doenças infecciosas.

Segundo notícia avançada pelo Jornal do Centro, a estrutura laboratorial destina-se à execução de técnicas de biologia molecular e o projeto de adaptação do atual laboratório começou a ser preparado depois da visita, em maio deste ano, de uma técnica em biossegurança, do Instituto Nacional Ricardo Jorge, às instalações.

Na altura, a administração do Centro Hospitalar Tondela Viseu constatou “a necessidade de criação de uma área dedicada a Biologia Molecular e ajustada às novas e futuras exigências, designadamente, uma câmara de segurança biológica de nível 2 com sala de pressão negativa, e a identificação do equipamento necessário”.

O laboratório entra em funcionamento na mesma altura em que vão começar as obras de ampliação das urgências. A consignação da empreitada está marcada para esta tarde de sexta-feira (23 de outubro), quatro semanas depois das obras terem recebido a luz verde do Tribunal de Contas. Trata-se de um investimento de mais de seis milhões de euros e prevê-se que fique concluído no primeiro trimestre de 2022.

O presidente do conselho de administração do CHTV, Nuno Duarte, lembra que, com estas obras, vão ser criadas “as condições necessárias para responder às necessidades da população, permitindo reduzir os tempos de espera e as assimetrias territoriais, bem como aumentar a disponibilidade de serviços médicos diferenciados”.

Segundo a instituição hospitalar, as novas urgências vão ter “maior capacidade de atendimento em picos de grande afluência e tratar com condições adequadas os doentes mais complexos”.

Exit mobile version