Site icon Rádio Boa Nova

Juventude valorizada em encontro distrital realizado em Oliveira do Hospital

A Juventude teve papel de destaque, no último fim de semana em Oliveira do Hospital, onde decorreu o encontro distrital de associações juvenis.

Entre sexta feira e domingo, mais de uma centena de jovens participou nas várias ações que decorreram no concelho, entre tertúlias, debates e visitas a vários locais, nomeadamente às Ruínas Romanas da Bobadela e à BLC3.

Um encontro onde sobressaiu a importância da juventude no presente e futuro do país, com o presidente do Município de Oliveira do Hospital a notar que, contrariamente aos governos que mandam os jovens emigrar, precisa dos jovens para construir o concelho. “É fundamental essa participação cívica” referiu José Carlos Alexandrino que se revelou orgulhoso da juventude do seu concelho, por considerar que esta não “é uma geração rasca”, mas antes “uma geração brilhante”.

Carlos Martins, presidente de Federação Distrital das Associações Juvenis notou, de igual modo que esta geração “é a melhor de sempre e mais preparada”. Verificou, porém, que a juventude deveria “ter outro tipo de condições” para desenvolverem as suas capacidades e não terem que sair do país.

Num encontro onde o presidente da Federação Nacional das Associações juvenis, José Sério frisou a importância de se acreditar nos projetos juvenis, foi o próprio secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, a defender a presença dos jovens nos momentos de decisão. “A participação é essencial. A nossa democracia precisa de se renovar e rejuvenescer”, defendeu.

Graça Fonseca, Secretária de Estado da Modernização Administrativa, desafiou os jovens do distrito a avançar com propostas ao Orçamento Participativo Português.

Exit mobile version