A Comissão Política Concelhia da Juventude Popular de Oliveira do Hospital pretende dinamizar as freguesias do concelho, com a criação dos “Núcleos de Freguesia da Juventude Popular”.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a JP entende que com a criação dos “Núcleos, dirigidos por militantes da Juventude Popular que são ao mesmo tempo habitantes das respetivas Freguesias, se refletirá numa política próxima, num associar dos jovens às suas freguesias, das vivências e problemáticas das mesmas”
“Agindo de forma autónoma, cada Núcleo será capaz de identificar, reportar e dar voz aos reais problemas e necessidades das comunidades, espelhando o desenrolar do quotidiano, as vivências e preocupações específicas e únicas que cada uma destas localidades rurais apresenta. Este projeto visa descentralizar o nosso raio de ação, dando assim, importância e enlevando as freguesias. Colocando-as assim num mapa real do Município e numa maior inclusão no ponto de decisão central”, refere a estrutura partidária.
Segundo a Juventude Popular, “os Núcleos de Freguesia que começarão a funcionar serão os de Aldeia das Dez, Alvôco das Várzeas e Nogueira do Cravo, coordenados por António Dias, Andreia Mendes e Bruno Alves, respetivamente”. Sem a pretensão de deixar nenhuma freguesia “sem voz”, a Juventude Popular refere que tem feito “esforços canalizados para eleger este tipo de Núcleos em cada uma das Freguesias do concelho”. O que se pretende é a criação de “Núcleos de Freguesia compostos quer por pessoas que tenham os seus valores representados na Juventude Popular, quer por pessoas que sejam independentes, mas que queiram contribuir para melhorar as suas terras, sendo assim um rosto ativo e desempoeirado na defesa das suas comunidades”, explica.
“Queremos que os Núcleos de Freguesia sejam células fundamentais do nosso programa concelhio, e que, ao longo do biénio se desenvolvam propostas e atividades para estas localidades. Estabelecendo assim, uma ligação estreita com todos os pontos do Município e dando voz às populações locais, independentemente da localização geográfica que estas tenham em Oliveira do Hospital”, conclui a Juventude Popular em comunicado.