Site icon Rádio Boa Nova

Juventude Popular de Oliveira do Hospital propõe projeto de voluntariado jovem de vigilância florestal ao executivo (com audio)

A Juventude Popular (JP) de Oliveira do Hospital sugeriu ao executivo Municipal de Oliveira do Hospital(PS) um projeto de voluntariado jovem de vigilância florestal, numa altura em que “Portugal tem sido varrido…

… por ondas de calor persistentes”  e “certos concelhos já têm registado incêndios florestais, acabando infelizmente por fazer reavivar a memória e o receio dos Oliveirenses daquele ano funesto de 2017”.

Em declarações à Rádio Boa Nova, João Pais, presidente da Concelhia da JP de Oliveira do Hospital explicou que a proposta pretende “consciencializar os mais jovens para problemática florestal”. O  “Património Natural” de Oliveira do Hospital” é uma das preocupações da estrutura política.

Para o responsável, esta “consciencialização” é “importante a curto, médio e longo prazo”.

À Rádio Boa Nova, João Pais realça que a proposta”não é uma crítica ao executivo”. “Todos temos que ter esta preocupação ambiental”, defendeu.

De acordo com o presidente da JP, a área do ambiente tem sido uma das maiores preocupações do partido.

“Achamos que é uma forma de fazer política diferente, mais pro-ativa e mais inserida no contexto em que vivemos. Nós, jovens, temos que dar o exemplo”, afirmou.

A proposta consiste “num projecto de voluntariado jovem de vigilância florestal com o apoio e parceria do Instituto Português do Desporto e da Juventude ( IPDJ ) no âmbito do programa  denominado “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas“, deste mesmo Instituto”. Lembra a estrutura da JP que “este programa promove práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respectivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral para a prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental e monitorização e recuperação de territórios afectados”.

Para a JP este projeto será “benéfico não só para os jovens do município como para o nosso próprio concelho, pois este trará um conhecimento de causa aos jovens Oliveirenses e sensibilizara-os para algumas problemáticas florestais”. “Mais concretamente, ajudaria de forma producente a identificar situações que possam provocar incêndios ou que sejam prejudiciais para o meio ambiente, como amontoados de resíduos, permitiria verificar e possivelmente solucionar obstruções e degradações de caminhos florestais, ajudaria na vigilância florestal, focos de incêndio, descargas ilegais na floresta e nos rios e até analisar possíveis zonas que sofram de desflorestação florestal, para além de consciencializar toda uma população para as medidas preventivas contra incêndio, a sua sensibilização e até permitir o controlo de espécies invasoras que tanto tem assolado a nossa floresta municipal”, referem os jovens populares.

Em comunicado, a JP dá o exemplo do projeto “Operação Verde” em Oliveira do Bairro, e outros desenvolvido pelo Municípios vizinhos como Seia e Carregal do Sal e que demonstram assim “a preocupação com o seu meio e ecossistemas, na senda daquilo que já a nossa bancada na assembleia Municipal do CDS-PP tem vindo a propor e a alertar ao longo do mandato, entendendo a floresta e a organização florestal como algo fundamental para o futuro do nosso concelho”.

Exit mobile version