Site icon Rádio Boa Nova

JS elabora “Manifesto Autárquico com horizonte de 2050”

A Juventude Socialista elaborou o “Manifesto Autárquico da Juventude – Oliveira do Hospital 2050” que se encontra dividido em duas partes.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a primeira contém uma visão onde se apresentam os vetores estratégicos deste manifesto. Na segunda, são concretizados os vetores estratégicos, apresentando-se as propostas de ação política em diversos domínios.

A visão do Manifesto resulta de um exercício de projeção até 2050 de objetivos, oportunidades, vantagens e problemas do concelho, definindo como vetores estratégicos a solidariedade, a sustentabilidade, a necessidade de desenvolvimento e progresso, a necessidade de um olhar a longo prazo, o aprofundamento da transparência e a necessidade de o Município se afirmar como pivot na construção de projetos colaborativos pelas nossas instituições. 

Relativamente às propostas de ação política, destaca-se a importância conferida ao desenvolvimento económico e à inovação e ao progresso tecnológico como elementos essenciais de uma política autárquica capaz de fazer face aos principais desafios do Concelho – isto é, a necessidade de inverter a tendência demográfica e a de defender e valorizar o território – estando balizados pela solidariedade e sustentabilidade.

No âmbito das novas dimensões da política autárquica renova-se o olhar sobre a diáspora do Concelho, reforça-se a valorização do serviço público, desenvolve-se uma política municipal de reconhecimento dos Antigos Combatentes, reforça-se a importância da integração dos imigrantes e pretende-se inovar as políticas municipais de apoio às associações.

Transversal a todos os domínios da intervenção autárquica, é proposto um novo modelo de transparência com a criação de um Portal Municipal da Transparência, de racionalização da ação autárquica com novos procedimentos de definição e avaliação das políticas públicase de participação dos cidadãos e de instituições com novas e variadas plataformas de consulta aos cidadãos e instituições públicas e privadas.  

Sebastião Barbosa, presidente da Juventude Socialista de Oliveira do Hospital defende que “o Manifesto é uma reivindicação da Juventude para o futuro do Concelho marcada pela vontade de transformação para vencer os desafios e garantir o futuro”.

Tiago Martins, Coordenador do Manifesto, declara que “o Manifesto constitui a base de um projeto de futuro que terá de ser aprofundado e cuja realização depende do empenho cívico e da mobilização dos cidadãos e das instituições do concelho”.

Exit mobile version