Em Oliveira do Hospital sobressaiu, hoje, a importância do livro e da leitura entre os jovens estudantes. O concelho acolhe a fase regional do Concurso Nacional de Leitura, com a participação de 140 alunos, de 39 escolas de 19 municípios.
Hoje a jornada é dedicada a provas escritas e orais. Mas de Oliveira do Hospital, os alunos levam a mensagem da importância do livro e da leitura, assim defendida pela Câmara Municipal e pelo próprio Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.
José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal oliveirense, sublinhou a satisfação da autarquia por acolher a iniciativa e destacou as preocupações do município na promoção de hábitos de leitura, com a dinamização de projetos como “Viver a Ler +”, direcionado para os idosos, assim como o próprio apoio do município à edição de livros. “Abunda talento e capacidade editorial”, referiu José Francisco Rolo, destacando ainda a realização da Feira do Livro e da dinamização do Plano Nacional de Leitura.
O responsável notou, porém que “gastamos demasiado tempo nas redes sociais”, para também observar que “nenhuma rede social dá tanto prazer como a leitura de um bom livro”.
A felicitar a organização da fase regional do Concurso Nacional de Leitura em Oliveira do Hospital, o diretor do Agrupamento de Escolas oliveirense dirigiu-se aos jovens estudantes para afirmar que “é importante ler e fomentar o espírito de leitura”. “Dêem mais tempo à leitura. Libertem-se dos telemóveis e redes sociais. Utilizem mais o livro”, afirmou de modo entusiástico o responsável, notando que “o importante é que todos leiam com fartura”.