Site icon Rádio Boa Nova

José Ramos Mendes lembrado como “cidadão ativo” no lançamento do seu livro

Foi lançado, no passado dia 7 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Arganil, o livro “Contos e Poemas de Natal” de José Ramos Mendes.

Numa cerimónia, que juntou amigos e família do falecido professor, Anabela Soares, diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, afirmou que era “evidente” ser a Escola a editar o livro. Segundo a diretora, José Ramos Mendes “dignificou a escola e foi um rosto muito conhecido”. “O professor Ramos Mendes tinha uma base humanística enorme. Todos quantos conviveram com ele, perceberam que tinha bons ensinamentos e dava sempre bons conselhos”, lembra Anabela Soares. O livro, agora lançado, consiste “num trabalho feito por todos, entre alunos e professores.

Na ocasião, Marta Mendes, filha de José Ramos Mendes, agradeceu pela presença de todos assim como todo o carinho e consideração. Considerando a Biblioteca Municipal de Arganil como “um sítio especial”, Marta Mendes fez questão ainda de revelar possíveis novos projetos. “Há mais projetos que estão guardados entre as quatro paredes do escritório dele e espero ainda concretizar esses projetos todos”, disse.

Pedro Pereira Alves, amigo de infância de Ramos Mendes e responsável pela apresentação do livro, explicou a essência do mesmo que se baseia em contos reais. “Estas páginas estão muito bem escritas, que recordam Contos de Natal, que são reais. Transmite de uma forma visível e vivencial a vida das aldeias do interior de Portugal”, explicou Pedro Pereira Alves.

Também Luís Paulo Costa, presidente do Município de Arganil, esteve presente na cerimónia e fez questão de enaltecer o gesto da família de Ramos Mendes em “ter libertado os textos” da sua autoria. “Foi uma pessoa que nos marcou a todos coletivamente. Por um lado, destacar o papel que o professor Ramos Mendes teve na vida de todos nós enquanto cidadão ativo na sociedade, mas também o seu papel cívico, nos movimentos da igreja e até na política. Foi, de facto, um cidadão de corpo inteiro”, recordou Luís Paulo Costa.

No final da cerimónia houve ainda oportunidade de momentos de leitura destes mesmos Contos, protagonizados pelos netos de Ramos Mendes, Duarte e Henrique Mendes Quaresma, e também pelo declamador João Bilha, assim como a atuação do Grupo Coral Litúrgico da Paróquia de Arganil, com cânticos da autoria do próprio Ramos Mendes.

Marcaram presença na sessão de apresentação  a Confraria do Maranho de Pampilhosa da Serra, a Filarmónica de Pampilhosa da Serra e os Párocos de Pampilhosa da Serra e Arganil.

Recorde-se que José Ramos Mendes, durante cinco anos, foi autor do programa “Palavra de Vida”, na Rádio Boa Nova, no qual comentava a liturgia de cada domingo. A última emissão do seu programa realizou-se em julho de 2016 quando já estava adoentado. Vítima de doença oncológica, Ramos Mendes faleceu a 11 de Setembro de 2016, com 79 anos.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Exit mobile version