Oliveira do Hospital vai ser palco da 5ª edição dos Jogos de Inverno ANDDI (Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual” promovido pela ANDDI Portugal em parceria com a ARCIAL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital e o Município de Oliveira do Hospital. O evento, que vai decorrer nos dias 26 e 27 de janeiro em vários espaços desportivos do concelho, vai contar com a participação de 40 instituições do país.
Depois de Bragança, Guarda, Castro Daire e Tondela, o concelho de Oliveira do Hospital foi o escolhido para acolher mais uma edição dos jogos de inverno ANDDI, enchendo de satisfação a ARCIAl, instituição à qual foi lançado o repto, assim como a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.
Depois de dois anos de preparação, os jogos que contam com chancela da “Bandeira da Ética” vão acontecer já no próximo fim de semana, com a prática de oito modalidades: Basket 3×3, Boccia DI, Caminhada, Futsal, Parahóquei, Polybat, Remo indoor e Ténis de Mesa. Com exceção da caminhada que é solidária e aberta à participação de toda a comunidade na manhã de sábado, pelas 10h00, as restantes modalidades vão ser praticadas no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital, no pavilhão da Escola Secundária, no Pavilhão Serafim Marques (em S. Paio de Gramaços) e no Pavilhão Desportivo da Cordinha. A cerimónia de boas vindas e de arranque da 5ª edição vai ter lugar no salão Nobre dos Bombeiros Voluntários, no dia 26, pelas 18h00. No sábado, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, é esperado no decorrer dos jogos.
Nuno Ribeiro, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital considerou, esta manhã, que “este é um dos mais importantes eventos desportivos que se realiza no concelho”. Nuno Ribeiro desejou que “seja um excelente momento de competição, muito desportivismo e convívio” e que “contribua para a felicidade de muitos e muitos jovens e que através do desporto encontrem momentos de satisfação e de valorização pessoal”.
Com provas dadas na área desportivo, de que é exemplo a organização do Corta Mato e a criação da Academia de Desporto Adaptado com “alguns títulos nacionais”, a ARCIAL regozija-se pela confiança na preparação dos jogos ANDDI. “Este é o fim de uma caminhada que se fez durante dois anos”, frisou o presidente da direção que convida a comunidade a “usufruir dos jogos” que vão ser disputados e cuja entrada é livre. Objetivo primeiro é que “os jovens possam estabelecer contactos e amizades e sintam que fazem parte de um evento que tem um impacto muito grande neste território”, disse Artur Abreu.
Responsável pela organização de cada edição dos Jogos de Inverno ANDDI, José Costa Pereira partilhou hoje o “entusiasmo” por o evento ser dinamizado em Oliveira do Hospital. Explicou que, desde 1ª edição, o evento tem o objetivo de promover a inclusão e integração social de pessoas e grupos por meio da prática desportiva para todos”.
Esta manhã, o presidente do Município de Oliveira do Hospital partilhou uma “nota de gratidão” pela possibilidade de o concelho poder acolher este evento desportivo. “Estão aqui os Jogos de Inverno. São uma forma de o Município de Oliveira do Hospital homenagear a ARCIAL e a Santa Casa da Misericórdia de Galizes. Acreditamos que através do desporto podemos proporcionar vida de mais qualidade a todos”, referiu José Francisco Rolo.
No fim de semana de 26 e 27 de janeiro, Rolo espera por “pavilhões cheios e vibrantes e muitos sorrisos”.
A 5ª edição dos jogos tem como embaixador o oliveirense Francisco Vaz Patto. Os atletas José Abreu, natural de Meruge, e José Carlos Pinto, de Lagares da Beira são padrinhos do evento.