João Pedro Caseiro, natural de Lagares da Beira, estudou no AEOH, jogou futebol na ARCED, no Nogueirense, em Lagares da Beira e no FC Oliveira do Hospital. Aos dezassete anos, a exemplo de muitos outros jovens, segue o caminho académico na Universidade de Coimbra, ao escolher o curso de Ciências da Educação tendo acabado este ano o mestrado em Administração Educacional.
Desde logo entrou na vida associativa da academia ao pertencer ao núcleo de estudante de Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social. Segue depois para a direção geral como vice-presidente, disputa e vence as eleições com Cesário Silva a presidente, mas que viria a falecer num acidente de viação a 13 março de 2022.
João Pedro Caseiro viria a ser eleito presidente da AAC em abril, num mandato atípico e numas eleições com mais de 90% de abstenção. Em novembro, candidata-se e reeleito como Presidência da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra para um mandato que vai terminar em dezembro de 2023.
Sente a responsabilidade que tem ao representar mais de vinte e cinco mil estudantes, o que nem sempre é fácil, e o cuidado em auscultar sempre a sua equipa e as assembleias magnas.
Fala sobre a expansão do ensino universitário por outras regiões e territórios de baixa densidade, achando a descentralização um ponto muito importante.
João Pedro Caseiro aborda ainda o problema das famílias e as dificuldades no pagamento de propinas, do alojamento cada vez mais caro e as pressões que os estudantes acabam por sofrer, com impacto na Saúde Mental.
Por fim, fala da redução da divida externa da AAC, dos desafios e objetivos futuros que tem pela frente com a sua equipa até final do seu mandato.
Sobre uma possível recandidatura, “…os caminhos continuam todos abertos e é preciso refletir”
Oiça aqui a toda a entrevista em podcast: