Site icon Rádio Boa Nova

João Miguel Pais eleito Secretário-Geral da Juventude Popular

O jovem oliveirense João Miguel Pais foi eleito Secretário-Geral da Juventude Popular, no encontro que no passado fim de semana, 22 e 23 de fevereiro, reuniu mais de 300 jovens, na Costa da Caparica para eleger a nova equipa dirigente, que sucede à liderança de Francisco Camacho após quatro anos de mandato.

Com esta eleição, o jovem de Alvôco das Várzeas torna-se no primeiro oliverense a ocupar o segundo cargo mais importante da estrutura a nível nacional. Outros cinco oliveirenses assumem cargos nos órgãos nacionais da estrutura.

João Miguel Pais assume agora a responsabilidade de coordenar a estrutura nacional da JP, garantindo que as direções regionais e concelhias trabalham em sintonia e que a Juventude Popular continua a afirmar-se como a verdadeira voz dos jovens na política portuguesa.

O jovem oliveirense acredita que o papel da JP deve ser reforçado nos territórios de baixa densidade populacional, levando as preocupações dos jovens destas regiões ao centro da decisão política.

“A nossa geração enfrenta desafios imensos, desde a falta de oportunidades até à dificuldade de fixação no nosso território. A Juventude Popular tem de ser a estrutura que lidera este combate, com uma mensagem clara, soluções concretas e que esteja próxima das novas gerações para responder aos anseios dos mesmos. Este é um tempo de acreditar e construir a ação, não de discursos vazios. Oliveira do Hospital tem agora uma voz ainda mais forte nos órgãos nacionais, e vamos fazer valer essa força”, afirma João Miguel Pais

Além do novo Secretário-Geral, outros cinco jovens de Oliveira do Hospital foram eleitos para cargos nos órgãos nacionais da Juventude Popular, consolidando a importância do concelho dentro da estrutura.

Sara Marques, natural de Lagares da Beira e antiga Presidente da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, foi eleita Vogal da Comissão Política Nacional. Com apenas 19 anos, é o membro mais jovem da estrutura nacional.

Rafael Dias, Presidente da Junta de Freguesia de São Gião, foi eleito para o Conselho Nacional da Juventude Popular.

João Ricardo Duarte, candidato a vereador nas últimas autárquicas, junta-se também ao Conselho Nacional.

Michael Nunes, Vogal do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), foi igualmente eleito para o Conselho Nacional da JP.

Luís Cid Brito, jovem empresário oliveirense, reforça ainda mais a representação do concelho no Conselho Nacional da JP.

Para Sara Marques, a eleição de seis jovens do concelho para cargos nacionais é a prova do trabalho sério e consistente feito em Oliveira do Hospital ao longo dos últimos anos.

Os oliveirenses integravam a candidatura encabeçada por Catarina Marinho – que esteve em Oliveira do Hospital meses antes em campanha – que venceu a Moção de Estratégia Global e a lista candidata aos órgãos nacionais, dando início a um novo ciclo para a estrutura.

Para João Miguel Pais, a eleição nacional representa um marco para a Juventude Popular de Oliveira do Hospital, que vê agora o trabalho dos últimos 10 anos reconhecido a nível nacional.

“Num território onde a interioridade tantas vezes significa menos oportunidades, esta conquista demonstra que o mérito, a dedicação e a capacidade de trabalho são reconhecidos, independentemente da geografia”, refere.

“Com uma eleição concelhia à porta, a estrutura local prepara-se para um novo ciclo, agora com o reforço de seis representantes nos órgãos nacionais. A JP de Oliveira do Hospital nunca teve tanta força dentro da Juventude Popular nacional, e os próximos tempos serão determinantes para aprofundar o trabalho feito e garantir que a juventude do concelho continua a ter uma voz ativa e influente na política portuguesa”, acrescenta em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

O jovem considera ainda que “a JP de Oliveira do Hospital tem sido um exemplo de dedicação e crescimento”, pelo que “este é o momento de consolidar esse percurso e levar a estrutura local a um novo patamar”. “Acreditamos numa juventude ativa, reivindicativa e com propostas concretas para o nosso concelho e para o país”, afirma a jovem dirigente.

Exit mobile version