Terça-feira, Julho 1, 2025
  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação
  • Contactos
Rádio Boa Nova
  • Passou na Boa Nova
  • Desporto
  • Oliveira do Hospital
  • Tábua
  • PODCASTS
  • Mais
    • Informação
    • Programas
    • Região
    • Política
    • Cultura
    • Sociedade
    • Educação
    • Nacional
    • Opinião
    • Vídeos
OUVIR EM DIRETO
No Result
View All Result
Rádio Boa Nova

João Dinis denuncia “crime ambiental no troço do rio Mondego”

redacao por redacao
18 de Agosto, 2020
em Informação, Última Hora
Reading Time: 4 mins read
A A
João Dinis denuncia “crime ambiental no troço do rio Mondego”
98
PARTILHAS
1.1k
VISUALIZAÇÕES
PartilharTweetarEnviar

João Dinis, conhecido vila-franquense e eleito pela CDU na Assembleia de Freguesia de Ervedar da Beira, denunciou ao governo e vários grupos parlamentares, presidência da República, Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital o que considera ser um “crime ambiental no troço do rio Mondego”, junto à Ponte da Atalhada.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, João Dinis alerta para um “grande envenenamento de peixes deste rio e o rasgar de um Açude tradicional junto à margem esquerda do Mondego, alegadamente para drenar as águas do rio e retirar os peixes mortos”.

O vila-franquense reclama o apuramento “de todas as circunstâncias” que estão na base destes acontecimentos.

Leia a Carta Aberta na íntegra:

“Continua, e pelos vistos impune, a devassa do Mondego – uma vez mais de novo concentrada na margem esquerda deste Rio, no concelho de Oliveira do Hospital, no caso próximo à Ponte da Atalhada (na EN 230) e agora a jusante desta ponte.

Ao que julgamos saber, nos dias 10 e 11 do corrente mês de Agosto, verificou-se uma intervenção coordenada pelos SEPNA, Serviços de Protecção da Natureza e do Ambiente, da GNR de Santa Comba Dão, em conjunto com serviços da Protecção Civil da Câmara Municipal de Carregal do Sal e dos Bombeiros Voluntários desta mesma Vila, na qual foi rasgado, a fundo e próximo à margem esquerda do Mondego, um “Açude” tradicional existente um pouco a jusante da Ponte da Atalhada.

Note-se que o local preciso desta intervenção já integra o concelho de Oliveira do Hospital sendo que a Câmara Municipal deste concelho não terá sido alertada, logo de início, para a intervenção em causa ou se o foi, e por assim dizer, “descartou” responsabilidades.

Não se estranhe a opção pelo envio deste nosso “email” a tantas Entidades. Considero ser essa uma obrigação de cidadania. Por outro lado, e por assim dizer, “ninguém” poderá vir argumentar que “não sabia…não fomos informados”…

Também tal como julgamos saber, a principal finalidade da intervenção no Açude foi a de ajudar à drenagem local das águas do Rio Mondego onde jaziam mortos, e há já vários dias, muitos e muitos peixes – uma mortandade de grandes peixes considerando o tamanho dos que por ali se vêem (pescam à linha) normalmente.

Esses peixes foram entretanto retirados da água, já meio putrefactos, pelos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal e foram enterrados, e cobertos com cal, juntinho à margem esquerda do Rio, em várzea PRIVADA nas imediações de uma nascente de água.  O proprietário desta várzea não foi tido nem achado na operação…  Só bem depois de ele próprio se ter apercebido da “invasão”, é que foi contactado mas por, entretanto, ter interditado a passagem para o local por dentro da sua propriedade onde, de facto, fora perpetrado um grande abuso !

Também sei que a justificação para aquele tipo de intervenção foi a da urgência em drenar a água e retirar os peixes.  Só que a situação já tinha vários dias de evidências com os muitos peixes a boiarem no Rio, mortos. Foi, digamos que, uma “urgência” muito atrasada…  Por outro lado, a 16 deste mês, ainda havia muito peixe morto, à superfície… A foto em anexo reporta-se a alguns desses peixes.

– Requerimento –

Perante os acontecimentos que acabo de sintetizar, venho requerer a Vossas Excelências que, no âmbito das respectivas funções e competências, intervenham eficazmente para :

1 – Apurar qual foi a razão que causou a mortandade em tanto peixe naquele troço do Mondego entre os dois açudes mais próximos à Ponte da Atalhada (um a montante e outro a jusante desta ponte), e também qual a “fonte” – onde se localizou e à responsabilidade de quem – do envenenamento dos peixes ?  Já foi apurado este aspecto fundamental?

O facto de se verem mortos sobretudo peixes de grande porte, dá a entender que o envenenamento se produziu com materiais venenosos (substâncias mais pesadas que a água…)  que foram arrastados pela corrente pelo fundo do Rio, junto ao seu leito.

– Impedir que a “culpa morra solteira” pois, ali, houve crime ambiental a afectar pelo menos a água do Mondego e a fauna piscícola que lá foi dizimada.

– Averiguar se — e de novo junto ao outro Açude arruinado, precisamente, devido a continuada e anterior extração de areias, neste caso logo a montante da mesma Ponte da Atalhada – há quem, por ali perto prossiga com a extracção de areias do Mondego de forma muito provavelmente ilegal mas, pelos vistos, impune.  Há fotos de uma pesada máquina na tarefa matinal, provavelmente “clandestina”, de extracção dessa areia dentro do leito do Mondego, em cima do dito Açude…

–  Averiguar mediante a seguinte informação:- o ano passado, ainda nós próprios vimos alguns (grandes) porcos domésticos, dentro de uma vedação, junto ao topo da Ponte da Atalhada, na margem esquerda do Rio Mondego… Quem e como lá tinha esses porcos ?  Será que já não tem desses animais por ali?

– Averiguar e me informar que Entidade ou Entidades em concreto se responsabilizam pela operação de rasgar o Açude para a drenagem das águas, pela retirada da água dos peixes mortos, pelo seu enterramento na várzea privada onde foi enterrada, e coberta com cal,  pelo menos grande parte dos peixes que fora retirada da água pelos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal.  Saliente-se que, repete-se, a 16 de Agosto, umas três semanas após o pico do envenenamento, ainda há muitos peixes a apodrecer por ali.  Que se passa ?

– Saber e me informar por que especial razão não contactaram previamente o Proprietário dessa várzea e dos terrenos envolventes?

– Apurar e informar se tencionam agora, ou não, indemnizar esse Proprietário pelos prejuízos que lhe causaram com a operação ?

3 – Me informar por que razão a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital não se responsabilizou ou não foi responsabilizada pela intervenção de rasgar o Açude – junto à margem esquerda do Mondego –  e em retirar daí os peixes mortos ?

Requeiro pois que, em primeiro lugar, haja averiguações detalhadas e sistemáticas sobre estes aspectos que refiro. Requeiro que apuradas responsabilidades por cada um dos actos perpetrados também se extraiam consequências e a todos os níveis e âmbitos.

Requeiro ser informado das diligências efectuadas e a efectuar com o obejctivo de esclarecer estes casos, de os corrigir e de punir os responsáveis pelos atentados.

Reservo-me no direito de divulgar, junto da opinião pública, este caso e suas consequências no âmbito da instauração de processos de averiguações – ou da falta destas…

Mais informo que tenciono fazer uma queixa formal sobre este assunto, ao Exmº Sr. Dr. Delegado do Ministério Público – Tribunal de Oliveira do Hospital”.

redacao

redacao

Leia também

Município instala abrigos e pontos de alimentação para gatos
Informação

Município instala abrigos e pontos de alimentação para gatos

1 de Julho, 2025
Eptoliva: “Foram 10 anos de muito trabalho e de dedicação plena. Temos ainda um mundo de desafios”
Informação

Eptoliva com inscrições abertas em cursos para todos os gostos

1 de Julho, 2025
Bandeiras de acessibilidade hasteadas nas praias fluviais do concelho de Arganil
Informação

Bandeiras de acessibilidade hasteadas nas praias fluviais do concelho de Arganil

1 de Julho, 2025
Começou, hoje, o julgamento que envolve ex-dirigentes do Chega de Oliveira do Hospital
Última Hora

Começou, hoje, o julgamento que envolve ex-dirigentes do Chega de Oliveira do Hospital

1 de Julho, 2025
Seia celebra São João com o desfile de 10 Marchas Populares
Última Hora

Festas do Concelho de Seia decorrem de 14 a 17 de agosto

1 de Julho, 2025
Homem detido por abusar sexualmente da filha menor na Figueira da Foz
Informação

Homem detido em Gouveia por tentativa de homicídio em contexto de violência doméstica

1 de Julho, 2025
GNR realiza operação Campo Seguro nas explorações agrícolas e florestais
Informação

GNR realiza operação Campo Seguro nas explorações agrícolas e florestais

1 de Julho, 2025
Município de Seia e CIM Beiras e Serra da Estrela ampliam circuitos de transporte flexível no concelho
Informação

Município de Seia e CIM Beiras e Serra da Estrela ampliam circuitos de transporte flexível no concelho

1 de Julho, 2025
Temperaturas sobem hoje mas chuva regressa amanhã
Informação

Temperatura desce ligeiramente. Há avisos de tempo quente e perigo de incêndio

1 de Julho, 2025
Carregar Mais
Seguinte
Eptoliva promove conferência “Design & Science” no Dia Mundial do Ambiente

Eptoliva é a escola da região centro com mais projetos na Mostra Nacional de Ciência

Ficabeira é “o momento alto de Arganil e toda esta vasta região”

Arganil com dois novos casos de Covid-19. Presidente garante que “a segurança das pessoas está salvaguardada”

DESCARREGUE A NOSSA APP

As nossas Freguesias

Vice Versa – o debate político na Rádio Boa Nova

Opinião

João Pedro Caseiro: “Porque é que não conseguimos fixar jovens qualificados em Oliveira do Hospital?”
Opinião

Caseiro e atleta José Carlos Pinto integram comissão de honra de Marques Mendes

por redacao
25 de Junho, 2025
0

O jovem lagarense João Pedro Caseiro integra a Comissão de Honra Nacional da candidatura de Luís Marques Mendes à Presidência...

Ler mais
Candidatura “Oliveira, O Motivo” vai estar em debate no Vice-Versa

Candidatura “Oliveira, O Motivo” vai estar em debate no Vice-Versa

17 de Junho, 2025
“Olhando para cima”. Carlos Brito analisa situação desportiva em Oliveira do Hospital e Tábua

Opinião: “Mediocridade – a condição de alguém que podendo fazer o melhor se contenta ao possível”   

14 de Junho, 2025
João Pedro Caseiro: “Porque é que não conseguimos fixar jovens qualificados em Oliveira do Hospital?”

Opinião: “É importante saber em que é que o candidato do CDS-PP discorda do candidato do PSD”

11 de Junho, 2025

O programa do Agrupamento de Escolas

Um projeto para moldar o futuro digital da Europa

As nossas rubricas

original

Seja amigo da Rádio Boa Nova!

PODCAST

Pub – Oferta Formativa EPTOLIVA

Super Pista: oiça aqui o Podcast dos programas

As mais recentes

Município instala abrigos e pontos de alimentação para gatos

Município instala abrigos e pontos de alimentação para gatos

1 de Julho, 2025
Eptoliva: “Foram 10 anos de muito trabalho e de dedicação plena. Temos ainda um mundo de desafios”

Eptoliva com inscrições abertas em cursos para todos os gostos

1 de Julho, 2025
Bandeiras de acessibilidade hasteadas nas praias fluviais do concelho de Arganil

Bandeiras de acessibilidade hasteadas nas praias fluviais do concelho de Arganil

1 de Julho, 2025
Começou, hoje, o julgamento que envolve ex-dirigentes do Chega de Oliveira do Hospital

Começou, hoje, o julgamento que envolve ex-dirigentes do Chega de Oliveira do Hospital

1 de Julho, 2025
Seia celebra São João com o desfile de 10 Marchas Populares

Festas do Concelho de Seia decorrem de 14 a 17 de agosto

1 de Julho, 2025
Homem detido por abusar sexualmente da filha menor na Figueira da Foz

Homem detido em Gouveia por tentativa de homicídio em contexto de violência doméstica

1 de Julho, 2025

Pub

A Rádio Boa Nova no Rally de Portugal

Os nossos livros

Rádio Reportagem


COOPERATIVA RÁDIO BOA NOVA, CRL
Av. Calouste Gulbenkian, s/n
3400-060 Oliveira do Hospital
IBAN-PT50 0045 3380 40167960882 18

Telf/ 238605200/2/3/4/5-Fax/ 238605201  “chamada da rede fixa nacional”
E-mail:  radioboanova1002@gmail.com

Site:  radioboanova.sapo.pt

NIF – 501 843 019

N.º Registo na ERC: 423098

CAE: 60100   /  SIC: 4832

ANACOM:
N.º Licença Serviço de Radiodifusão – 20370
Serviço Fixo  : 505018
Registo INPI N.º 643805

  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação
  • Contactos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

No Result
View All Result
  • Passou na Boa Nova
  • Desporto
  • Oliveira do Hospital
  • Tábua
  • PODCASTS
  • Mais
    • Informação
    • Programas
    • Região
    • Política
    • Cultura
    • Sociedade
    • Educação
    • Nacional
    • Opinião
    • Vídeos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design