O atual vice-presidente da Direção-Geral cessante, João Caseiro, de Oliveira do Hospital, foi ontem eleito presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), numas eleições motivadas pela morte do seu antecessor e onde se registou mais de 90% de abstenção.
O candidato da lista V venceu as eleições com cerca de 95% dos votos (1.584), contra cerca de 4% do candidato da lista U (71), Diogo Vale, numas eleições em que se registou uma taxa de abstenção de quase 94%, refere o ‘site’ da AAC que dá conta dos resultados eleitorais.
Estas eleições foram convocadas devido à morte do anterior presidente da Direção-Geral, Cesário Silva, vítima de um acidente de viação.
João Caseiro era vice-presidente na direção liderada por Cesário Silva, com as pastas do desporto e política.
O agora presidente eleito é licenciado em Ciências da Educação e frequenta o mestrado em Administração Educacional, tendo passado pelo Núcleo de Estudantes de Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social e é representante dos estudantes na Assembleia de Faculdade.
Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, Daniel Tadeu, “correu tudo normal” nas eleições de hoje, notando apenas o elevado nível de abstenção, acreditando que tal se fica a dever ao facto de ser um ato eleitoral “atípico”.
O mandato da Direção-Geral agora eleita irá decorrer até dezembro, havendo novas eleições em novembro, o mês em que tradicionalmente estas se realizam na academia coimbrã, explicou Daniel Tadeu.
Lusa